Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

FAEC divulga agraciados com a Medalha do Mérito Rural Prisco Bezerra

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Cearà- FAEC, anunciou  os três homenageados com a Medalha do Mérito  Rural Prisco Bezerra 2019, que  será  entregue no próximo dia 13 de junho, durante a  solenidade de abertura do XXIII Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE, no Centro de Eventos do Ceará.

Na  categoria Politica e Administração Pública, foi escolhida a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Deputada federal Tereza Cristina (DEM- GO); na categoria Ciência e a Tecnologia, o Reitor da Universidade Estadual  Vale do Acaraú (UVA), Fabianno Cavalcante de Carvalho e na  categoria Produtor/Liderança Sindical, a Sra. Nilza Luna,  Diretora do Departamento Sindical da FAEC há 45 anos.

A escolha foi feita através  de votação feita pela Diretoria Plena da FAEC composta pelo presidente , vice-presidente e  de Administraçāo e Finanças e  pelos vice- presidentes Regionais , que representam os Sindicatos de Produtores.

O que é a Comenda Prisco  Bezerra

A Comenda foi instituída pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC e  visa promover o reconhecimento de pesquisadores, políticos e lideranças de produtores que promovem o desenvolvimento da agropecuária, por meio de  sua obra e ou  atuação. Ela vem sendo entregue anualmente, desde 2001,  ou  seja, há 18 anos.

Os indicados poderão estar ativos, aposentados ou ainda “in memoriam”. A Medalha, na cor ouro traz a caricatura do professor Prisco  Bezerra,  primeiro diretor da antiga Escola de Engenharia, embrião do atual CT . Os homenageados recebem também um diploma.

QUEM FOI PRISCO BEZERRA

 

Homem da ciência e grande estudioso da Botânica, o Prof. PRISCO Bezerra  deixou, dentre outros legados, a preciosa coleção hoje reunida no herbário que leva seu nome, no Campus do Pici. Docente desde 1936, quando assistente da disciplina de Botânica, encerrou a carreira no magistério da UFC, como professor titular, em 1983. Lecionou na Escola de Agronomia por 47 anos, tendo sido seu diretor de março de 1946 a setembro de 1950 e de fevereiro de 1951 a agosto de 1967. Também inscreveu seu nome na Escola de Engenharia, da qual foi o primeiro diretor.

Na UFC, o Prof. Prisco foi Vice-Reitor para Assuntos de Planejamento (denominação do cargo, na época), depois Pró-Reitor de Planejamento e Finanças e, em seguida, presidente da Comissão Central de Pesquisas, embrião da atual Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Autor de importantes livros como Taxionomia vegetal e Botânica sistemática e Fitogeografia

Ao encerrar sua missão na Administração Superior, onde exerceu diferentes cargos, Prisco retornou às atividades docentes, ministrando aulas de Botânica Sistemática aos alunos dos cursos de Agronomia e de Biologia. E ali permaneceu até atingir a compulsória, em novembro de 1983. Dessa data até seu falecimento, a 9 de janeiro de 1985, coordenou, como pesquisador do CNPq, o Projeto Flora Nordeste, despedindo-se da vida acadêmica de forma semelhante à do início: como professor e pesquisador, sempre demarcando o Campus do Pici como o principal território de suas atividades.

“Não é por acaso que uma presença tão prolongada no campus tenha vinculado fortemente sua imagem ao Pici.A  Universidade Federal do Ceará  denominou  oficialmente em 2015, de Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra,  o maior dos  três campi sediados em Fortaleza. Ao lado do Reitor Antônio Martins Filho, o Prof. Prisco foi “um dos pilares mais firmes sobre os quais se assenta a UFC”, conforme discurso do Prof. Jesualdo Farias,  na solenidade, que reuniu ex-reitores, pró-reitores, parentes, ex-alunos e colegas de profissão do homenageado.

Segundo o prof da UFC, Luiz Antônio Maciel de Paula,  o Prof. Prisco viveu para a Agronomia e a UFC, onde trabalhou e desapareceu”, para descrever a relação de Prisco com a carreira que abraçou e a instituição que ajudou a desenvolver. “Prisco se inscreve como um dos grandes construtores da UFC, tendo sabido conciliar a vida de professor com a de administrador e homem da ciência. Além disso, “foi protagonista de importantes fatos históricos da UFC”. Ao lembrar que Prisco foi exímio negociador durante a histórica greve estudantil de 1962, o Diretor do CCA apresentou outras características do homenageado: “Conciliador, paciente, figura decisiva na consolidação da UFC”.

Não por acaso, a turma de alunos concludentes de 1968 escolheu o Prof. Prisco como seu paraninfo, homenageando-o e recordou também ter sido aluno de Prisco em 1980 e destacou marcas da carreira administrativa do homenageado: “Erudição, respeito ao ente público e lisura”.

Na UFC, o Prof. Prisco foi Vice-Reitor para Assuntos de Planejamento (denominação do cargo, na época), depois Pró-Reitor de Planejamento e Finanças e, em seguida, presidente da Comissão Central de Pesquisas, embrião da atual Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Casado com Dona Tarsila, com quem teve  15 filhos, 21 netos e 16 bisnetos, a maior herança do casal, segundo um de seus filhos Roberto Cláudio Bezerra,  lembra  o homem simples, estimulador da família que foi o Prof. Prisco Bezerra, seu pai, também incentivador da vida escolar dos filhos. Desses, sete se formaram na UFC, e cinco se tornaram professores da Instituição, em diferentes áreas do conhecimento. Ele, inclusive foi Reitor da UFC, em dois mandatos .O atual  Prefeito Municipal de Fortaleza, Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra, é  neto do homenageado.