Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

O que esperamos do próximo governador

Euvaldo Bringel, Flávio Saboya, Joaquim Cartaxo

Foi realizado na quarta-feira, 19 de setembro, na sede do Sistema Faec/Senar, o debate com os candidatos ao Governo do Estado do Ceará. Foram convidados para o evento os quatro candidatos melhor posicionados nas pesquisas. No entanto os candidatos Aílton Lopes – PSOL, e Camilo Santana – PT que concorre à reeleição não participaram.

Os candidatos Hélio Góis do PSL, e Guilherme Theophilo do PSDB tiveram sessenta minutos para apresentar as suas propostas e responder as perguntas dos espectadores no auditório composta por cinquenta representantes dos sindicatos rurais e produtores do setor agropecuário do Estado do Ceará.

Os candidatos

Hélio Góis – PSL

Hélio Góis do PSL destacou a necessidade de garantir o porte de arma para o homem do campo. Enfatizando com a crítica que, “três mil homens da Polícia Civil cuidam de quase oito milhões de cearenses”. O modelo de patrulhamento na capital e nas cidades do interior não coíbe o crime organizado.

Sobre as dificuldades em reservar água para enfrentar a estiagem, o candidato afirmou que pretende investir em “Açudes Inteligentes”,e programas de segurança alimentar mencionando que pretende convidar o ex-deputado, e ex-diretor da Ceasa José Maria Pimenta para compor a pasta que deve atuar na implementação desta proposta.

“Defendo a combinação de tecnologias simples para resolver os problemas do pequeno agricultor com a combinação da perfuração de poços profundos com a tecnologia de placas fotovoltaica que retira a água do poço e dessaliniza a água”.

Ampliação do Programa “Saúde do Homem e da Mulher” uma iniciativa do Sistema Faec/Senar que leva atendimento básico as localidades do interior do Ceará. O candidato afirma que é necessário agregar a sociedade civil ampliando o alcance dos agentes de saúde. Linha de crédito atrelada a capacitação para o manejo das sementes e fortalecer o programa de combate a pragas.

Para finalizar a sua conversa com os presentes ao debate o candidato do PSL afirmou que vai trabalhar para fortalecer a indústria cearense a partir de subsídios do Estado; Alinhar demandas do setor produtivo, citando inclusive o setor têxtil, e quer promover a criação da Câmara de Comércio, intensificando as oportunidades para grandes e pequenos produtores.

Guilherme Theophilo – PSDB

O candidato Guilherme Theophilo do PSDB iniciou o debate destacando a necessidade de proteger as mulheres, defendendo a criação da Secretaria da Mulher e criação de delegacias regionais para combater o feminicídio. O candidato ressaltou a urgência em promover a segurança da mulher e a importância de proporcionar ao produtor rural a escolha por defender a sua propriedade, se posicionando a favor da legalização do porte de arma para os produtores. Combater com os serviços de inteligência as facções que tem aterrorizado os moradores do campo e da cidade. Qualificar os investimentos na construção e reforma da infra-estrutura do transporte da produção.

Promover investimentos na produção do algodão, do leite e realizar o festival do Cajú, juntamente com um calendário que promova o Agroturismo. O candidato ainda destacou a necessidade de investimentos na carcinicultura, e com preocupação defende uma estratégia para vencer a “mancha branca do camarão”.

“Criar a Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR. Unificar tecnologia, inovação, empreendedorismo, incentivo para que, a agricultura possa representar uma parte importante do PIB do Ceará”.

Sobre o crédito, o candidato é a favor da Medida Provisória Nº 842, que altera a Lei nº 13.340, de 28 de setembro de 2016, para conceder rebate para liquidação de operações de crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, e revoga dispositivos da Lei nº 13.606, de 9 de janeiro de 2018.

O candidato PSDB ao governo chama atenção da importância do Programa “São José 4.0”, proposta para monitorar a situação da produção no campo através de um aplicativo que deve ser alimentado com informações pelo produtor e desta forma efetivar melhorias na infraestrutura do cultivo, criação de animais e consequentemente assegurar a qualidade no escoamento dos produtos.

Guilherme Theophilo finaliza apontando a relevância do Aquífero Mauriti, no combate a seca. Fazendo uso dessa reserva com outras alternativas para resolver o problema da seca.