Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SENAR INICIA CAPACITAÇÃO DE INSTRUTORES QUE VÃO MINISTRAR AULAS DO PRONATEC

Buscando a ampliação e a divulgação dos cursos oferecidos pelo Senar-Ce e a qualificação dos instrutores do PRONATEC nos 70 municípios beneficiados com o Programa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-CE) realizou  nesta quinta,10  e sexta-feira, 11 de setembro, o Encontro dos Instrutores do Pronatec, no Hotel Amuarama, com a finalidade de discutir as ações a serem realizadas no decorrer do ano para a realização dos cursos do Programa.

A abertura do evento foi proferida pelo superintendente do Senar-Ce, Paulo Helder de Alencar Braga, que na ocasião explicou a importância desse encontro com os profissionais e empresas que fornecem os instrutores que ministram os cursos do Pronatec nesse segundo semestre de 2015. “Aqui será definido um instrutor para cada turma e cada um irá apresentar o seu plano de aula para a realização dos cursos, que iniciam ainda este mês”.

A gestora do Pronatec junto ao Senar, Carolina Machado, afirma que novas regras foram definidas para o Programa. Segundo ela, o MEC outorgou pela Portaria de Nº 817/2015, estabelecendo  25 dias de antecedência para publicar as ofertas de vagas. Cada aluno recebe uma bolsa de R$ 8,00 (por 4 horas) e R$ 16,00 por 8 h, sendo um incentivo a mais que o governo dá para o aluno se capacitar. O último dia para iniciar a turma de 2015, será no dia 7 de dezembro próximo.

Entre os critérios para ingresso no Programa, a idade mínima é 16 anos e ter uma escolaridade mínima exigida pelo curso desejado. Carolina ressaltou a importância da mobilização para que os alunos iniciem e concluam os cursos, a fim de que não haja prejuízo na carga horária que é de 160 a 250 horas, para que o aluno receba seu certificado.

O Pronatec é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, criado pelo Governo Federal em 2011, por meio da Lei 11.513/2011, com o objetivo de expandir, de interiorizar e de democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. Já o Pronatec Senar oferta cursos voltados para o produtor rural, entre eles, Horticultor Orgânico, Agricultor Orgânico, Aquicultor, Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção, dentre outros. 71 municípios foram beneficiados com os 118 cursos.