Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

ESPAÇO DE CIDADANIA NO CAMPO OFERECE OFICINAS DE ALIMENTAÇÃO E AÇÕES DE SAÚDE NA EXPOECE

O Serviço  Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR- CE e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, participam da 61a Exposição Agropecuária e Industrial do Ceara- EXPOECE, de 13 a 20 de setembro, com um estande especial denominado  ” Espaço de Cidadania no Campo”, onde serão ofertadas diversas ações, como vacinação dupla virial e  influenza, medição de pressão, medição do IMC( índice de massa cooperem) e  massoterapia.

A partir de terça- feira, dia 15/09 , serão  ofertadas  oficinas de capacitação  nas áreas de pães artesanais , derivados da macaxeira , derivados do caju, e ainda, oficinas  de cortes especiais de suínos, caprinos e ovinos. Todas elas  serão realizadas no período da tarde, de 14 às  17 horas, por ordem de inscrição, sendo totalmente gratuitas, explicou o Superintendente do Senar,/CE  Paulo Hélder Braga. No final de semana, sábado e domingo, haverá o Boteco do Suíno, com degustação de carnes e aperitivos, também dentro do estande do Sistema Faec/ SENAR.

Paulo Hélder lembrou que esse espaço foi uma novidade no Seminário Nordestino de Pecuária –  Pecnordeste este ano, realizado no Centro de Eventos, quando quase 800 produtores e familiares  foram atendidos com esse mesmo tipo de ação durante três dias, , o que levou o Senar a levar o projeto para dentro da Expoece.

Ainda como forma de divulgar alguns projetos exitosos, o Sistema Faec/ Senar e o Sebrae – CE colocarão à disposição dos produtores maquetes mostrando Programa de sistema de criação de aves o  sistema de bezerreiro. Dois painéis mostrarão as atividades do Programa de Nascentes Protegidas e o programa do Cadastro Ambiental – CAR-, uma exigência do Ministério do Meio Ambiente, onde o Senar capacitou seus instrutores para realizar a ação nas propriedades rurais do Estado.

Programa útero é vida

A partir de quarta- feira, dia 16/09 o SENAR  lançará no Espaço de Cidadania no Campo da Expoece, o Programa”  Útero é Vida,” que visa atender ainda esse ano, quatro localidades do interior do Estado com o exame de papanicolau ( prevenção do câncer ginecológico) mulheres trabalhadoras do campo. Segundo  o superintendente do SENAR- CE, a  meta é fechar o ano e 2015 com 600 mulheres beneficiadas e no primeiro semestre de 2016, atender mais seis localidades, beneficiando  90O mulheres. Ele  explicou que este é um programa pioneiro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil- CNA, criado pela então presidente ,senadora  Katia Abreu, que na condição de mulher, viu a deficiência desse tipo de atendimento de saúde para a mulher no campo.

 MAIORES INFORMAÇÕES

SISTEMA FAEC/ SENAR- CE – (85) 35358012-

Superintendente do Senar- CE- Paulo Hélder- 9-91991155

Assessoria de Imprensa: 9-99819640 / jornalista Silvana Frota