Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Presidentes de Sindicatos Rurais pedem liberação do Programa Milho Balcão da CONAB

CARLOS BEZERRADurante a reunião do Agropacto, realizada  dia 27 ultimo , na sede do Sistema FAEC/SENAR-CE,  o Presidente do Sindicato Rural de Ibaretama e primeiro vice-presidente de administração da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC, Carlos Bezerra Filho ,  disse que “os armazéns da CONAB  no Ceará estão abarrotados de milho, mas não podem ser vendidos a produtores que tenham propriedades acima de quatro módulos  fiscais , ou seja, com até 200 hectares”. Segundo ele,  a maioria dos produtores que já eram clientes desse Programa  foram surpreendidos com uma Portaria do MAPA e não podem comprar o produto, pois  estão acima desse limite .

 Na  visão do presidente do Sindicato para que o produtor se qualifique dentro deste limite da cota, esse critério deveria ser estabelecido pelo plantel de animais declarados à Agência de Defesa Agropecuária- Adagri e não pela área da propriedade, considerando ainda   o momento critico em que o produtor atravessa com cinco anos seguidos de seca, ele solicitou  que a referida portaria seja modificada em beneficio dos pequenos e médios  produtores rurais.

 Carlos Bezerra afirmou que  tem recebido inúmeros telefonemas, não só de presidentes de  vários sindicatos como de produtores rurais , reclamando a impossibilidade da aquisição do milho Balcão, que é bem mais barato do que o vendido pelo comércio, em torno de R$ 10 a R$ 15,00 de diferença. O assunto já foi levado pelo Presidente da FAEC, Flávio Saboya  ao MAPA e à  Direção da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil-CNA, e vem se estendo há quase cinco meses, sem que nenhuma medida tenha sido tomada . Saboya, prometeu enviar nova solicitação ao Mapa .

Os presidentes dos sindicatos de Morrinhos, Ossian Dias de Quixeramobim, Cirilo Vidal e o vice-presidente do Sindicato de Marco, Francisco Régis Silveira, presentes a reunião endossaram a proposta do presidente de Ibaretama, que solicitou a revogação  da Portaria do Programa  Milho Balcão da Conab.