Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SENAR-CE conclui mais um treinamento de técnicos para o Programa ATeG

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR-CE, concluiu no dia 29 a  capacitação de mais 12 técnicos de campo  que irão atuar nas  propriedades rurais que serão atendidas  pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial –ATeG.  Já são 38 técnicos de campo aptos a iniciarem o trabalho em 38 propriedades rurais que serão atendidas inicialmente, disse o Superintendente do SENAR-CE, Sérgio Oliveira da Silva, ressaltando que o atendimento ao produtor é inteiramente gratuito. Ele anunciou que em breve, o SENAR estará ampliando esse atendimento, através de uma parceria com o Banco do Nordeste e algumas prefeituras.

Os técnicos de campo, ainda vão receber orientações sobre Sistema de Abastecimento Técnológico-SISATE,  treinamento em logística e   uma oficina sobre  Administração da propriedade rural, informou a Diretora Técnica Ana Kelly Cláudio,  que pediu compromisso de todos com a causa da assistência técnica, foco de atuação do Senar.

O Presidente da FAEC, Flávio Saboya esteve presente no encerramento  do Curso,     que já foi extensionista da Ematerce  destacou a importância dos técnicos de campo. “Essa missão de certa forma é um sacerdócio, antigamente nós extensionistas trabalhavamos com 90 produtores, vocês do SENAR vão atuar diretamente  com 20 produtores e uma só cadeia produtiva. Flávio Saboya ressaltou ser importante envolver o Sindicato Rural, informando o andamento do trabalho e também algumas dificuldades que por ventura possam acontecer.

O  SENAR foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura–MAPA como órgão oficial de assistência técnica no Brasil  disse Flávio Saboya, já estamos atuando em quase todos os estados da federação e  no Estado do Maranhão, o SENAR assumiu integralmente a assistência técnica no campo.

È muito importante podermos contar  os técnicos de campo, para resgatar através do SENAR a assistência técnica ao produtor rural, disse o Vice-Presidente de Administração e Finanças da FAEC, Carlos Bezerra que é produtor rural e presidente do Sinrural de Ibaretama.  Ele também lembrou a importância de levar ao produtor os benefícios do Programa  Bem mais Agro, que oferece bônus aos produtores que se cadastrarem (bem++ agro.com.br)

O coordenador do Programa ATeG- Senar-Ce, Eduardo Barroso  informou que  os técnicos do campo vão  ser também treinados no programa Academia do Leite e em elaboração de projetos pelo Banco do Nordeste.

Seis Supervisores

O SENAR-CE contratou seis supervisores de campo para acompanhar o trabalho da assistência técnica. São eles:  Lauro Torres de Melo: que vai supervisionar as regiões do Cariri e Centro SUL , Eduardo Queiroz: Região da Ibiapaba e Sertão Central , Roberta  Sá : Médio Jaguaribe e Inhamuns  , Mariana  Menezes: Litoral Leste e Carolina Machado – Centro Sul e Cariri.