Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Sobral terá Centro de Excelência em Ovinocaprinocultura

O Presiovinodente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-Faec,  Flávio Saboya e o Superintende do Senar/CE, Anízio de Carvalho Junior  estarão hoje , dia 9, em Sobral onde terão  audiência com o prefeito de Sobral, Clodoveu  Arruda, para  viabilizar um terreno de no  mínimo 10 mil metros quadrados, onde deverá ser  instalado  o  Centro de Excelência em OVINOCAPRINOCULTURA.

O superintendente do Senar/CE, Anízio de Carvalho Junior, anunciou  a novidade semana passada durante  a reunião do Agropacto  que o SENAR-CE vai  implantar este Centro na cidade de  Sobral,  e que o mesmo vai funcionar como  uma escola de formação de técnicos  agropecuários de nível  médio.

Segundo ele, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA – já oficializou a criação deste Centro, que terá uma contrapartida do governo do Estado, conforme entendimento já mantido pelo presidente da Faec, Flávio Saboya com o governador Cid Gomes. “Esperamos que estes alunos saiam de lá especializados para trabalhar na região, e assim possamos fortalecer esta atividade tão importante na região semiárida”, disse Anízio Junior.

A escolha de Sobral deve-se ao fato da cidade já sediar o Centro Nacional de Pesquisas de Caprinos – CNPC, o que vai facilitar o contato dos estudantes com a prática e com as tecnologias já desenvolvidas por aquele Centro em beneficio da ovinocaprinocultura.