Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Quem Somos

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC filiada a Confederação da Agricultura do Brasil – CNA, é uma entidade Sindical de grau superior, sem fins lucrativos, reconhecida pela Lei 4.214 de 2 de março de 1963 e publicada no Diário Oficial da União de 16/12/1965, é constituída para fins de estudos, coordenação, defesa e representação da categoria econômica dos ramos da agricultura, da pecuária, do extrativismo rural, da pesca, da silvicultura e da agroindústria, no que se refere às atividades primárias desta ou de qualquer outro ramo, independente da área, inspirando-se na solidariedade social, na livre iniciativa, no direito de propriedade, na economia de mercado e nos interesses do Pais, tendo duração por prazo indeterminado.

Perfil do Presidente

Presidente – José Amilcar de Araújo Silveira

Empresário e produtor rural de ovinos de Quixadá. Vem de uma família de quatro gerações de produtores rurais, e desde 2020 é presidente do Sindicato Rural de Quixadá.

Já presidiu o Clube do Berro, entidade representativa dos produtores de caprinos e ovinos do nosso estado, a Câmara Setorial do Agronegócio do Estado do Ceará e a Câmara Setorial da Ovinocaprinocultura, ambas ligadas a ADECE.

 

 

 


O SENAR Administração Regional do Ceará é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que foi instalada no dia 20 de abril de 1993 e está vinculada à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC.

É um órgão de ação descentralizada, com ações de Assistência Técnica e Gerencial, Formação Profissional Rural – FPR e de Promoção Social – PS, promovendo a capacitação e a melhoria da qualidade de vida do homem e da mulher do campo.

Perfil Superintendente

SÉRGIO OLIVEIRA DA SILVA – Superintendente

É Bacharel em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (2000) e Licenciatura em Biologia pela Universidade Estadual do Ceará (2004), com mestrado em Agronomia – Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará (2003) e especialização em Gestão Ambiental na Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2012).

Antes de assumir a Superintendência do SENAR-AR/CE, em 2017, já atuou em outras atividades na instituição, onde ingressou, em 2006, por meio de processo seletivo, no enquadramento funcional de Engenheiro Agrônomo, atuando como Gestor do Departamento de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG; Técnico em Formação Profissional Rural – SENAR; Assessor em Meio Ambiente do SENAR e FAEC; Conselheiro do Meio Ambiente  na COEMA; Representante da Comissão de Produção Orgânica do Estado do Ceará no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Representante do Comitê Estadual da Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável sobre o Bioma da Caatinga na Rio + 20; Conselheiro do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE e do Conselho Administrativo do Instituto Agropolos.