Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Programa “ÚTERO É VIDA” chega a novos municípios cearenses

O programa “Útero é Vida” criado a partir da parceria entre o sistema Faec/Senar/Sinrural e secretarias de Saúde dos municípios do Ceará, prossegue neste mês de outubro devendo atender a mais cinco municípios cearenses, iniciando dia 16, pela cidade de Jucás, beneficiando mulheres do Distrito do Mel. O último evento realizado foi no município de Jaguaretama, Distrito de Alegre, no dia 26 de setembro, onde foram atendidas 199 mulheres. Este ano cinco municípios já receberam a caravana de profissionais: Moraujo (dia 18/07), Cascavel (24/07), Aracati (26/07) e Nova Russas (01/09), beneficiando 854 mulheres.

Segundo a coordenadora de Promoção Social do Senar – Ce, Ana Kelly Claudio, a meta do programa esse ano é atender a 11 municípios. Em 2010, o Útero é Vida atendeu a 13 municípios, contemplando 3.428 exames. O objetivo é levar saúde e bem estar para a mulher trabalhadora da área rural, onde o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Senar – Ce, atua preferencialmente. O “Útero é Vida” busca oferecer gratuitamente o exame de prevenção do câncer de colo do útero, serviços de lazer para a mulher do campo, estimulando os cuidados com a própria saúde e um aumento em sua autoestima.

Essas mulheres têm a oportunidade de fazer o exame do colo do útero, popularmente conhecido como “papanicolau”, e de cuidar da beleza, com serviços de cabeleireiro e manicure, por exemplo. Ana Kelly Cláudio, Coordenadora técnica do Senar – Ce comenta sobre os objetivos do projeto.”O objetivo principal do programa é fazer com que a mulher deixe o local com a saúde em dia, a partir do exame de prevenção do câncer do colo do útero, e com a autoestima elevada. Ela não vai fazer só o exame de prevenção, pois o dia é voltado para essa mulher rural”,com atividades sociais e de lazer pata ela e sua família, destaca.

Segundo Kelly o evento pode ser realizado em um posto de saúde ou até em uma escola, contanto que o espaço possua as devidas precauções com higienização e organização. O espaço adaptado simula um consultório. Ao chegar, a mulher realiza o cadastro para que o Senar – Ce e a Prefeitura identifiquem o perfil dessa mulher e com o resultado consiga determinar sua relação com o campo. Saindo do cadastro, ela vai para uma sala de palestra para ter noções sobre saúde, e logo após vai realizar o exame de prevenção. O resultado é entregue entre 15 e 20 dias após a coleta. Ao sair da sala de exame, a mulher pode se dirigir à sala de beleza, onde irá usufruir de serviços de beleza e bem estar. Ao final do dia a mulher tem vigor e uma boa autoestima.

Kelly comenta sobre o papel do programa para o Senar. “A preocupação do Senar é com a qualidade de vida do homem e da mulher do campo, por isso, nós temos alguns programas especiais, entre eles o programa ‘Útero é Vida’. Para mim o projeto tem extrema importância, é de largo alcance social, pois vamos às comunidades mais carentes com a oferta de saúde e beleza para a mulher. Locais que não estão acostumados com um sistema de saúde eficiente ou não possuem condições socialmente favoráveis, ganham essa oportunidade. É algo que possui um grande e positivo impacto na vida do homem e da mulher do campo”, ressalta a coordenadora Kely Cláudio.

O programa continua até o final do mês de novembro. As próximas cidades a receberem o “Útero é Vida”, são: Jucás, Saboeiro e Itapipoca e Ararendá. Todas as visitas pretendem beneficiar uma media entre 150 a 200 mulheres, por localidade.

Confira a programação:

– Jucás – 16/10/2013 – Distrito do Mel
– Saboeiro – 18/10/2013 – Distrito de Barrinha
– Itapipoca – 25/10/2013 – sem localidade especificada ainda (a reunião de mobilização ocorrerá essa semana, dia 10 ou 11/10/13)
– Canindé – 31/10/2013 – sem localidade especificada ainda (a reunião de mobilização ocorrerá, amanhã, dia 09/10/13)
– Ararendá – 14/11/2013 – sem localidade especificada ainda (a reunião de mobilização está prevista para acontecer no dia 29/10/13)

SERVIÇO
Coordenação do Programa Útero é Vida –
Contato: Kelly Claudio: 35358000/9111-5152