Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

AGROPACTO RECEBE DIRETOR DO IFCE DE SOBRAL PARA APRESENTAR O PROGRAMA “DOUTORES DO SERTÃO” NA ZONA NORTE

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará -FAEC, através do Sindicato Rural de Moraújo , em parceria com o IFCE/Campus de Sobral, apresentam nesta, terça-feira, dia 14, durante reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- AGROPACTO, a partir das 7h30min o Programa ” Doutores  do Sertão,” que visa oferecer estágio aos filhos dos produtores rurais que estejam frequentando os cursos do Instituto Federal de Educação na cidade de  Sobral,  na busca por uma agricultura fã,ilibar agroecológica sustentável , competitiva e a sucessão no campo. A apresentação do programa será feita pelo  professor Marco Antônio Rosa de Carvalho, Chefe do Departamento de Extensão, Pesquisa e Pós- Graduação e Inovação do IFC -Campus de Sobral.

O SEGUNDO TEMA DO AGROPACTO DEBATE O DIREITO  TRIBUTÁRIO E O PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE CULTURAL, ESPORTIVO E SOCIAL DA EMPRESA PRECES, TENDO COMO PALESTRANTE O ECONOMISTA E ESPECIALISTA EM DIREITO TRIBUTÁRIO, HONORATO FEITOSA

SOBRE O PROGRAMA DOUTORES DO SERTÃO

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Moraújo, “os filhos dos agricultores que conseguiram ir além em relação aos seus pais e foram estudar em Sobral, fazendo cursos na área da  agropecuária podem dar uma grande contribuição ao meio rural . Eu  fiquei me questionando qual seria o futuro destes jovens , com certeza eles não voltariam para suas cidades uma vez concluindo seus estudos,quando deveriam  aplicar seus conhecimentos  nas  propriedades dos seus pais , então o “Doutores do Sertão” nasceu desta  constatação, de fazer com que o conhecimento acadêmico possa ser difundido no meio rural, através de uma extensão universitária e , também,  fazer com que haja uma provocação na sucessão do campo, para que esses  jovens , uma vez oportunizando ampliar, divulgar ou empregar seus conhecimentos no meio rural, eles  possam  também ser    empreendedores  nesta atividade, aplicando as técnicas de convivência com o semiárido, procurando acrescentar o conhecimento no meio rural, daí nasceu esse projeto” afirmou Hélder Aguiar .

MERCADO DE TRABALHO

Além de poderem colocar em prática o projeto pedagógico no Instituto Federal , o Programa visa sedimentar na  Região Norte do Estado, área de atuação do IFCE Campus Sobral, a cultura de novos projetos que  encontram-se em fase de consolidação  grandes projetos de irrigação: Perímetro Irrigado Araras Norte e Perímetro Irrigado Baixo Acaraú. Existem outros projetos de porte médio como o Jaibaras, Forquilha, as Fazendas de Produção Orgânica em Ubajara, as Empresas de Produção de Flores Tropicais em São Benedito, a extensa cadeia produtiva de frutas e hortaliças em toda a região da Serra da Ibiapaba e outros que demandam por Técnicos em Agropecuária.

Nesse sentido, o “Doutores do Sertão ” chega também para dar oportunidade a estes estudantes de nível técnico a buscarem  na prática,  os conhecimentos adquiridos ao longo das disciplinas, proporcionando a geração de novos negócios, novos produtos  e novos mercados , destaca Hélder Aguiar.

PROGRAMA INCENTIVA O EMPREENDEDORISMO

Para o presidente da FAEC , Flávio  Saboya, o Projeto Doutores do Sertão além de  almejar  o envolvimento dos estudantes na sucessão das propriedades de seus pais, ele leva o jovem ao empreendedorismo. Trabalhar hoje no campo é um bom negócio, mas exige cada vez mais conhecimento técnico e gerenciamento e estas duas ferramentas estes jovens estão tendo a oportunidade que seus pais não tiveram, eles são peças fundamentais  na transmissão de  novas tecnologias e  podem vir a ser  futuros empreendedores rurais.

Saboya  acha que o projeto do Sindicato Rural de Moraújo  é ousado, mas está  convencido de que os jovens são os grandes agentes transformadores do meio rural. Conforme  informou , o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR-CE braço direito da FAEC na capacitação do produtor rural  e de sua família,  vem ofertando também diversos cursos de capacitação, inclusive o Curso Técnico em  Agronegócio que já está com 229 alunos estudando em quatro Pólos em Fortaleza, Cascavel,  Quixadá e Quixeramobim.Estes novos técnicos agropecuários com certeza vão mudar a vida no campo e os Doutores do Sertão, ta,bém, enfatizou  .

No dia 22 de outubro último o Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL  fez  a assinatura do convênio para realização de estágios obrigatórios e não obrigatórios do Projeto ” Doutores do Sertão”‘,  com a supervisão do Sindicato Rural de Moraújo. O evento aconteceu  auditório principal do Campus IFCE de Sobral e contou  com a presença do Presidente da FAEC, Flávio Saboya, do Vice-Presidente Regional, Elder Aguiar e do Diretor  Geral do IFCE em Sobral, Eliano Pessoa, e ainda de alguns alunos da Região Norte do Estado  :

ONDE  FICA MORAÚJO
A cidade de Moraújo fica a 306,7 km de Fortaleza, está na microrregião de Coreaú, e tem na agropecuária 14,32% do seu PIB . A população rural é maior do que a urbana, ou seja, tem 8.579 habitantes,nos quais 4.446 habitam a zona rural. ( Dados do IPECE) .

agropacto 14.11