Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SENAR oferece cursos gratuitos à distância ao produtor rural e a sua família

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural –SENAR iniciou, em 2010, o programa de Educação à Distância –EAD- Senar, utilizando a tecnologia como ferramenta para oferecer cursos gratuitos à distância, via internet, com o propósito de capacitar e promover a inclusão digital entre os brasileiros que trabalham em áreas rurais. Segundo dados do Senar-Nacional, em 2010, inscreveram-se no Brasil 16 mil pessoas, e de 18 de dezembro de 2010 a 17 de agosto de 2011, as inscrições já passaram para 55.051 participantes.

No Ceará, em 2011 houve um crescimento de 1.012% no número de participantes nos cursos comparado com o ano passado, com apenas 118 matrículas, mas a intenção do Superintende do Senar-CE, Anízio de Carvalho Júnior é ampliar essa participação ainda mais. O Programa de Ensino à Distância é uma ferramenta importante de capacitação que o Senar está oferecendo, gratuitamente, ao produtor e a sua família, sem necessidade de deslocamentos, disse Anízio Carvalho. As inscrições devem ser feitas via Canal do Produtor, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil-CNA no seguinte endereço: www.canaldoprodutor.org.br

Ele recomenda ao produtor que ainda não dispõe de um computador, procure o seu sindicato rural para ter uma informação correta sobre o Programa e participar de outra ação importante do Senar, que é o Programa Inclusão Digital, já implantado em 15 municípios cearenses: Monsenhor Tabosa, Quixadá, Quixeramobim, Ubajara, Iguatu , Mombaça, Crato, Morada Nova, Independência, Aracati, Jaguaribe, Jaguaretama, Ibaretama, Cascavel e Russas. Está em fase de implantação nos Sindicatos Rurais de Tamboril, Barreira, Limoeiro do Norte e Canindé.

Atualmente o programa Ensino à Distância oferece 17 cursos técnicos, com conteúdos criados, especialmente, para atender às necessidades das pessoas que moram e trabalham em áreas rurais, levando conhecimento e melhorando a qualidade de vida dos participantes que recebem o certificado de um dos mais importantes centros de qualificação rural do Brasil, o SENAR.

Cursos Ofertados

1- Programa Empreendedorismo e Gestão de Negócios

1- Com Licença Vou a Luta
2 -Trabalhador Empreendedor
3- Negócio Certo Rural

2-Programa Inclusão Digital

4- Primeiros passos na Digitação
5- Primeiros Passos no Excel
6- Primeiros Passos no Word
7- Primeiros Passos na Internet
8- Primeiros Passos no E-mail
9 – Primeiros Passos na Informática
10- Primeiros Passos no Canal do Produtor

3-Programa da Escola do Pensamento Agropecuário

11- Abastecimento e Renda
12- Pobreza Rural
13- Trabalho Decente
14- Meio Ambiente
15- Direito de Propriedade
16-Educação e Qualificação profissional

4-Programa Qualidade de Vida

17– Saúde Bucal

Assessoria de Imprensa Sistema FAEC / SENAR-AR/CE
Jornalista responsável – Silvana Frota (MTB 432) h Estagiário – Nilian Felix
Rua Edite Braga, 50 – Jardim América – Fortaleza/CE – CEP: 60425-100
Email: imprensa@faec.org.br / Fone:3535.8038 / Fax 3535.8001