Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

38 Municípios entregam trabalhos que vão concorrer a vários prêmios

No último dia 5 de outubro, no Instituto de Desenvolvimento de Educação, Interação e Arte –IDEIA, foi realizada a entrega dos trabalhos desenvolvidos por escolas rurais participantes do Programa Agrinho,  desenvolvido pelo Sistema FAEC/Senar-CE. Dentre estes trabalhos, serão escolhidos os cinco mais destacados em desenhos, redações, experiências pedagógicas e município Agrinho, que serão contemplados, com vários prêmios no auditório do Sebrae-CE, durante a solenidade, no dia 8 de dezembro.

Segundo a Coordenadora do Agrinho, Ana Kelly Cláudio, este ano o Programa conta com a participação de 1.214 escolas, 9.831 professores e 190.807 alunos do ensino fundamental (até 9º o ano), abrangendo 38 municípios.

Angélica Ribeiro, coordenadora do Programa Agrinho no município de Tianguá, diz que em outros anos de participação do concurso, o município já teve destaques do1ºao 3º lugar e já abraçou mesmo o Programa Agrinho e sempre nos destacamos, espero que este ano nós consigamos levar o 1º lugar, pois o tema “Trabalho e consumo”, foi maravilhoso, sendo pioneiro na serra da Ibiapaba . Este foi um tema bom de desenvolver na região, onde os estudantes, trabalhadores e a comunidade se dedicaram. Disse Angélica .Tianguá já vinha desenvolvendo atividades através do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – PETECA, então o Agrinho foi uma continuidade a esse trabalho e foi muito bom”, finaliza.

Gilmara Lourenço, coordenadora do Agrinho em Limoeiro do Norte e professora do município, participa do concurso desde  2005, já ganharam 1º ao 3º lugar, e tem como expectativa levar algum prêmio este ano. “A nossa  ação  para o concurso é sobre do trabalho do aluno, não trazemos muito material, tudo é desenvolvido somente pelos alunos e as professoras são que dão o direcionamento.”

De acordo com Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Ce -SENAR, Engenheiro Agrônomo, Anízio de Carvalho Junior, “os jovens são capazes de desenvolver o meio rural e entender que o desenvolvimento não ocorre somente na zona urbana.” Conforme disse, o Agrinho, tem também o papel de despertar entre os jovens o interesse pela cidadania e meio ambiente.
O Agrinho é executado há 9 anos pelo Sistema FAEC/Senar-CE em diversos municípios levando educação, cidadania e noções do meio ambiente às crianças da Zona rural, com o apoio da Secretaria de Educação do Estado –SEDUC.

O Que é o Agrinho?
O Agrinho é um programa inovador que visa levar ao estudante da zona rural noções de saúde, educação e meio ambiente, promovendo, desta forma, a cidadania. Ele é cooordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará com o apoio das Secretarias de Educação do Estado e dos Municípios.

MAIORES INFORMAÇÕES:
ANA KELLY CLÁUDIO ( COORDENADORA DO PROGRAMA AGRINHO)  3535 8000/ 3535 8031/ 99981181
KARILENA ALVES (AUXILIAR DA COORDENAÇÃO) 3535 8008