Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Sistema Faec/Senar elabora estratégia para dobrar produção de leite no Ceará

Presidente da Faec, Amílcar Silveira, o consultor Carlos Matos, e o pesquisador Paulo Martins.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec) recebeu, nesta quarta-feira (22), o agrônomo e pesquisador Paulo do Carmo Martins, uma das maiores autoridades brasileiras em pecuária leiteira. Martins, que foi chefe da Embrapa Gado de Leite, irá desenvolver junto à Faec o plano estratégico que pretende dobrar a produção de leite no Ceará, passando dos atuais 1 bilhão de litros de leite por ano para 2 bilhões.

Sobre o potencial do Ceará no setor, Paulo Martins destaca o fato do Estado ainda precisar “importar” leite de outros estados, diferente do que ocorre em outras unidades da Federação. “Isso cria um estímulo natural para que possamos aumentar a produção e a produtividade do setor”, diz Martins. “Em outras regiões do Brasil é comum você ter mais do que consumidor. E nós podemos reverter isso”.

O presidente da Faec, Amílcar Silveira destaca que hoje, no Ceará, 83 mil pessoas sobrevivem ou dependem da pecuária leiteira. E que o setor tem um grande potencial de crescimento. “Temos a expertise do Dr. Paulo Martins, o apoio do Governo do Estado e a parceria da indústria, com isso estamos certos do êxito desta empreitada”, disse o presidente.

Planejamento estratégico
O planejamento vem sendo feito desde o início do ano. Em fevereiro, Amílcar Silveira anunciou a criação de um centro de estudos para coletar dados da pecuária leiteira no Estado, com o objetivo de fomentar investimentos no setor. Na ocasião, Paulo Martins, apresentou um diagnóstico da cadeia produtiva do leite no Ceará destacando a importância de reduzir custos de produção, aumentar a eficiência das propriedades e melhorar a qualidade do produto. “O Ceará tem todas as condições para fazer isso, o que é necessário para que os produtores locais possam disputar de maneira competitiva com os produtos que chegam de fora”, disse o pesquisador.

A meta de dobrar o tamanho do agronegócio cearense nos próximos 10 anos foi estabelecida por Amílcar Silveira no início de sua gestão. Intitulado “Sementes do Futuro”, o Plano de Desenvolvimento da Agropecuária Cearense 2022-2032 tem o objetivo de aumentar a produtividade e a competitividade com foco em três segmentos principais: Fruticultura, Carcinicultura e Pecuária Leiteira.