Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Sistema Faec/Senar realiza programa Saúde do Homem e da Mulher em Madalena

O distrito de Cajazeiras, em Madalena, no Sertão Central, recebeu, nesta sexta-feira (11), o programa Saúde do Homem e da Mulher. A ação foi promovida pelo Sistema Faec/Senar juntamente com o Sindicato Rural de Madalena e contou com o apoio da Prefeitura do Município. “A ação foi um grande sucesso. Foram cerca de 150 produtores rurais atendidos”, disse Francisco Almir, presidente do Sindicato Rural de Madalena e vice-presidente da Faec para o Sertão Central.

Foram mais de 100 homens e cerca de 40 mulheres atendidas pelas equipes de atendimento. Programa oferece atendimento gratuito à população da zona rural, com exames preventivos como PSA (Preventivo do Câncer de Próstata) para os homens e o Papanicolau (Prevenção do Câncer do Colo do Útero) para as mulheres.

“Esse é um dos programas mais bonitos do Sistema Faec/Senar, por isso precisamos muito dessa parceria entre as prefeituras e os sindicatos rurais, para que possamos atender cada vez mais produtores rurais”, diz o superintendente do Senar Ceará, Sérgio Oliveira.

Segundo Kelly Cláudio, diretora técnica do Senar Ceará, o objetivo para 2023 é atender cerca de 25 distritos cearenses, dobrando a marca de 2022. “Este é um evento que faz a diferença para os municípios e produtores rurais atendidos. Em 2022 levamos o programa para 12 distritos e neste ano vamos mais do que dobrar este número”. Realizado desde 2010 no Ceará, o Programa Saúde do Homem e da Mulher é uma ação do Sistema Faec/Senar/Sinrural com o apoio das prefeituras dos municípios envolvidos.