Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Pacujá recebe ação do Programa Saúde do Homem e da Mulher

Hoje, 31, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-AR/CE) realiza mais uma ação do Programa Saúde do Homem e da mulher no distrito de Bom Gosto, no município de Pacujá. O Programa leva o exame de prevenção do câncer do colo do útero e da próstata à po­pulação da zona rural, de forma gratuita, através de uma parceria com a Secretaria de Saúde do Município, que disponibiliza a logística de transporte, o local, além de fazer a mobilização da comunidade em conjunto com a equipe técnica do SENAR e também promove ações sociais, através de testes rápidos para HIV, Hepatite, al­guns tipos de vacinas, palestras e espaço de beleza. O SENAR, por outro lado, participa com parte dos profissionais e com os exames de laboratório.

As ações tiveram inicio no dia 11 de julho, no distrito de Brotas, município de Miraíma, a primeira ação do Programa Saúde do Homem e da Mulher. Foram atendidas 242 pessoas, sendo 122 mulheres e 120 homens. Já em Morrinhos, a ação foi realizada no dia 19, no distrito de Sítio Alegre, e atendeu 122 homens e 106 mulheres. No dia 20 foi a vez do distrito de Passagem Florida, em Viçosa do Ceará ser benefi­ciada pela Programa, foram atendidos 120 homens e 127 mulheres.

Na localidade de Trapiá, em Santa Quité­ria a ação aconteceu no dia 02 de agosto e atendeu 111 homens e 86 mulheres. Neste dia o programa Nordeste Rural, da emisso­ra Verdes Mares, afiliada da TV Globo fez uma cobertura completa do evento desta­cando a sua importância para a zona rural.