Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Presidente da Faec apresenta demandas da carcinicultura ao Ministro da Pesca

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, se reuniu, nesta quarta-feira (9), em Brasília, com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, para tratar de ações voltadas ao fomento da carcinicultura no Ceará, como a atração de uma indústria de beneficiamento de camarão produzido por pequenos e médios produtores.

Na ocasião, Amílcar Silveira e o presidente da Associação dos Produtores de Camarão do Ceará (APCC), Luiz Paulo Sampaio, entregaram ao ministro um ofício solicitando apoio para viabilizar o empreendimento, que deverá ser administrado pela Cooperativa dos Produtores de Camarão do Ceará (Copacam). Faec e APCC também solicitaram ações conjuntas com os ministérios da Pesca e da Agricultura para retomar a exportação de camarão para a Europa.

Também participou da reunião o deputado federal Domingos Filho, que no final de julho visitou a Faec para tratar de demandas do setor da carcinicultura.

Diz o ofício assinado pela Faec e APCC:

“Entendemos que é estratégico buscar parcerias no sentido da construção de uma indústria para o beneficiamento de camarão dos micros e pequenos produtores, garantindo estabilidade de preços, incremento de renda e produto de melhor qualidade. Como resultado, a Copacam teria condições de aumentar o número de cooperados, reduzindo a quantidade de camarão ‘in natura’ no mercado, o qual normalmente está associado ao comércio informal, produto de baixa qualidade e sem a devida rastreabilidade, além de preços costumeiramente baixos.”

A expectativa é de que a indústria de beneficiamento possa processar, diariamente, até 25 toneladas de camarão, gerando até 200 empregos diretos.

Fundada em março de 2022, a Copacam atua na industrialização, de forma terceirizada, e na comercialização de camarão no mercado nacional. A cooperativa foi fundada por 30 micros e pequenos produtores, com uma área de produção superior a 500 hectares e com capacidade de produção mensal de 150 toneladas.