Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

ESCOLA DE BARREIRA E UNILAB IMPLANTAM O CENTRO CULTURAL INTEGRADO JUVENTUDE EDUCAÇÃO DO CAMPO

O Programa Agrinho de Barreira, através da Escola Pedro Alexandrino de Lima,  engajou-se numa importante parceria com a Secretaria de Educação do Município e a UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, com a ideia de juntos fundarem um Centro Cultural Integrado Juventude Educação do Campo no distrito de Lagoa Grande.
O Centro Cultural tem como foco o estudo da Agroecologia, com o cultivo de hortaliças, árvores frutíferas, plantas medicinais, cursos profissionalizantes, palestras, momentos culturais, feiras agroecológicas, e a implantação da cultura  do  caju pois a mesma é um fator forte na economia do município.
Na finalização das atividades, os alunos criam um folder para ser entregue para a comunidade local em uma roda de conversa presencial onde são partilhadas várias ideias.São tomados todos os cuidados necessários relacionados ao covid – 19 na instituição.
O projeto foi idealizado pelo professor Marcos Cruz, da Escola Pedro Alexandrino de Lima, com o nome de Escola, Comunidade e os “5Rs da Sustentabilidade cooperando com o meio ambiente”,  que vem sendo abraçado por vários parceiros como o  Vereador Sibelilson Freitas, e a Secretária do Meio Ambiente, juntamente com as professoras, Clébia, Suzana Churka, Virna e os alunos das turmas do 9º Ano A e B, da  Unilab. A coordenadora municipal do Agrinho Gloria Barreira, disse que essa parceria com a UNILAB  foi viabilizada  através da estudante universitária de Agronomia da renomada Instituição, Valesca Araújo, uma das antigas  parceiras do projeto  e que estudou na Escola Pedro Alexandrino de Lima da creche até o 9° ano.
O projeto Escola Comunidade e os 5 Rs da Sustentabilidade Cooperando com o Meio Ambiente, é sem dúvida uma importante  iniciativa da Escola Pedro Alexandrino e que agora se expande para outras atividades, repetindo o espirito do tema do Programa Agrinho deste ano, que é o Cooperativismo,  comentou a coordenadora estadual do Agrinho no Ceará, Germana Moreira.
SUSTENTABILIDADE
É um conceito relacionado ao desenvolvimento sustentável, ou seja, formado pelo conjunto de idéias, estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas.
AGROECOLOGIA
Refere-se ao estudo da agricultura desde uma perspectiva ecológica. Atualmente, o termo agroecologia pode ser entendido como uma disciplina científica, como uma prática agrícola ou como um movimento social e político.