Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SENAR/CE PROMOVE CONCURSO DE REDAÇÃO E DESENHO ENVOLVENDO 197.987 ALUNOS DE 1.771 ESCOLAS DA ZONA RURAL

O AGRINHO É UM PROGRAMA EDUCATIVO E ESTÁ EM 41 MUNICÍPIOS   

Cerca de mil e quinhentos trabalhos dos mais diversos tipos nas categorias desenho e redação chegaram à Coordenação do Programa AGRINHO, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar-Ce, em Fortaleza. Este ano 41 municípios se inscreveram no concurso, que envolve 197.987 alunos de 1.771 alunos da 5a a 8a série e da 6a a 9a séries. Os trabalhos irão concorrer a diversos prêmios, que serão entregues no dia 20 de novembro próximo, durante solenidade. Os municípios do Agrinho são Coreaú, Carnaubal, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tiangua, Ubajara, Mucambo, Frecheirinha, Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Caridade, Guaiuba, Guaramiranga, Itapiuna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia e Redenção, Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Ibicuitinga, Itaiçaba, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Pindoretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Iguatu e Saboeiro.

Segundo a coordenadora do Programa de Promoção Social do Senar, pedagoga, Kely Cláudio, as avaliações serão feitas até o final de outubro, por uma comissão constituída por profissionais de vários órgãos entre eles, a Secretaria de Educação do Estado, Semace, Secretaria do Meio Ambiente, BNB, Instituto Tortuga, Banco do Brasil e Sebrae-Ce. O resultado do concurso que tem como tema este ano “Viver Bem no Semiárido”, só será anunciado no dia da entrega das premiações.

Os trabalhos de desenho chamam a atenção pela sua originalidade, revelando toda a criatividade dos alunos, disse o superintendente do Senar,-CE  Paulo Hélder Braga.” Sou  um entusiasta do  AGRINHO, porque ele motiva e dá oportunidade aos alunos da zona rural de competirem num ambiente saudável , com uma orientação técnica de professores, diretores das escolas premiando   os melhores trabalhos com  que vão  desde computador, a bicicleta,  motocicleta,doadas pelos nossos patrocinadores,disse Paulo Hélder.

O QUE É O AGRINHO

O Agrinho é um programa educativo que prioriza a criança e o jovem, transformando-os, pela educação, em agentes de melhoria das condições sociais e econômicas da família e da comunidade onde vivem.​ Tem sua execução a cargo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, que é uma Entidade de Direito Privado, sem fins lucrativos, criada pela Lei 8.315 de 23/12/1991 com a missão de desenvolver ações de Formação Profissional Rural e atividades de Promoção Social, voltadas para o homem e a mulher do campo, contribuindo para a sua profissionalização e sua integração na sociedade, para o pleno exercício da cidadania.

​Em sua edição 2015, o Programa está sendo realizado em 41 municípios do Estado, contemplando 1.771 (hum mil setecentos e setenta e uma) unidades escolares, com um corpo docente de 9.652 (nove mil seiscentos e cinquenta e dois) professores, cujos benefícios estendem-se a 196.987 (cento e noventa e seis mil novecentos e oitenta e sete) alunos integrantes de escolas rurais cearenses, desenvolvendo o tema “Viver bem no semiárido”.

Trata-se de uma programação desenvolvida nas escolas rurais de comunidades carentes e desprovidas de apoio e de incentivos que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.

Os temas transversais trabalhados no Programa são meio ambiente, saúde, cidadania, trabalho e consumo e viver bem no semiárido. Os professores são capacitados e, a partir daí, passam a inserir estes temas, de forma transversal, nas diferentes disciplinas, até o encerramento do período letivo, obedecendo a um cronograma previamente estabelecido.

Com o intuito de motivar professores e alunos, o programa promove cinco concursos, tais como: Desenho, Redações, Experiência Pedagógica e Município Agrinho, a cujos vencedores são conferidos prêmios, composto por computadores, aparelhos de som, tablet, televisores, bicicletas, notebook, Moto 125 e 100cc, que são entregues, anualmente, em solenidade festiva, com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais.

AGRINHO: PROGRAMA EDUCATIVO DO SENAR- CE  ESTÁ  EM  41 MUNICÍPIOS ESTE ANO  

Nos dias 5 e 6 de outubro a Coordenação do Programa AGRINHO recebe na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar-CE, em Fortaleza, os trabalhos que irão concorrer este ano aos prêmios.Segundo a coordenadora do Programa de Promoção Social do Senar, pedagoga, Kely Claudino, as avaliações serão feitas até o final de outubro, por uma   comissão   constituída  por  profissionais de vários órgãos entre eles, da  Secretaria de Educação do Estado, Semace, Secretária do Meio Ambiente, BNB,Instituto Tortuga, Sebrae-Ce. O resultado do concurso que tem como tema este ano “Viver Bem no Semiárido”, só é anunciado no dia da entrega das premiações que ocorrerá no mês de novembro próximo, e a festa sempre conta com a presença de caravanas de todos os municípios participantes, incluindo alunos, professores, diretores de escolas, coordenadores e prefeitos municipais, num momento de grande confraternização.