Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Supervisão da ATeG da bovinocultura leiteira da região do Cariri conta com capacitação 

Melhorar os serviços prestados aos produtores é uma constante da Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – ATeG/SENAR. Com essa perspectiva que o supervisor geral da bovinocultura de leite, Eduardo Queiroz, promoveu a capacitação metodológica do supervisor de campo, Rafael Rufino, responsável por acompanhar o trabalho de 12 técnicos, durante 24 meses, junto a 360 pecuaristas cearenses.

“O momento é ideal para sanar dúvidas e alinhar o trabalho de análise dos relatórios dos técnicos que atuam no dia a dia com os produtores rurais, bem como o uso correto da ferramenta do Sisateg que tabula toda a base de dados,” destacou Eduardo Queiroz.

Ele explica que os dados apresentados pelos técnicos de campo contribuem para a emissão de um relatório mensal capaz de modificar a realidade da propriedade, a partir de informações estratégicas para a tomada de decisão da atividade, ampliando a produção e os ganhos para o produtor rural.

“A ATeG está na propriedade para maximizar a produção, reduzir custos e aumentar a renda da atividade assistida. E um ponto crucial é conseguir modificar certas práticas culturais da produção, uma vez que este produtor já está acostumado de uma maneira, mas é necessário absorver outras técnicas e inovar para produzir melhor,” defendeu Rafael Rufino. 

“Imagina o produtor que não sabe quanto custa o seu leite, não sabe quanto custa para produzir ovo, não sabe o custo para produzir o mel? De posse dos dados fornecidos pelos técnico de campo, através da assistência consegue catalogar e apontar para os ajustes que a propriedade necessita realizar para obter um bom retorno econômico da atividade,” completou Queiroz.