Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Sistema Faec/Senar leva Programa Saúde do Homem e da Mulher a Quixadá, beneficiando 220 produtores rurais

O Sistema Faec/Senar realizou, nesta sexta-feira (21), o Programa Saúde do Homem e Saúde da Mulher no município de Quixadá. A ação contemplou 220 produtores da região. “A nossa missão é atender o produtor rural. E essa parceria com a Prefeitura de Quixadá é muito importante para que o Sistema Faec/Senar possa atender produtores e agricultores”, disse o presidente da Faec, Amílcar Silveira, na abertura do evento.

O prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, agradeceu o apoio da Faec e destacou a importância da ação para o homem do campo. “Trouxemos vários profissionais de saúde para fazer exames de prevenção de câncer de colo do útero e de câncer na próstata. Agradecemos a Faec por esse trabalho junto aos produtores e agricultores da nossa região”, disse. Ao todo, foram atendidos 120 homens e 100 mulheres.

A ação
Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Ceará (Senar-CE), o Programa oferece atendimento gratuito à população da zona rural, com exames preventivos como PSA (Preventivo do Câncer de Próstata) para os homens e o Papanicolau (Prevenção do Câncer do Colo do Útero) para as mulheres. A ação, realizada em parceria com a Prefeitura de Quixadá, incluiu ainda palestras educativas sobre higiene pessoal, planejamento familiar, dentre outros temas.

O Senar Ceará levou ao município o caminhão do programa com uma equipe especializada para a realização dos exames preventivos e a Prefeitura Municipal se encarrega de providenciar a equipe para apoio aos atendimentos e o local para a realização dos exames. A meta do Sistema Faec/Senar é fechar o ano de 2022 com a realização de 20 ações do Programa, beneficiando 2600 homens e 2400 mulheres em todo o Ceará.