Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SISTEMA FAEC SENAR ENGAJADO NO MOVIMENTO OUTUBRO ROSA PROGRAMA NOVAS AÇÕES AINDA ESTE ANO PARA A MULHER RURAL

outubro-rosa
Servidoras e servidores do Sistema FAEC/SENAR-CE, estão engajados na luta contra o câncer de mama. Desde o inicio do mês, todos vestiram a camisa do Movimento Outubro Rosa. Segundo a Coordenadora do Programa  Saúde do Homem e da Mulher Rural, Alberlúcia Bezerra Queiroz Magalhães, estão previstas  mais três ações este ano , que envolverá os dois Programas concomitantemente, para uma  maior efetividade dos eventos além de contarmos com a apoio dos Sindicatos , imprescindível se  faz as parcerias com as Prefeituras e suas Secretarias (Saúde,Educação, Ação social , Agricultura) bem como para a realização do Programa Saúde do Homem  a  parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) para que durante esses eventos médicos urologistas possam estar acompanhando a equipe do SENAR-AR/CE nas comunidades rurais para a realização de exames  PSA e Toque Retal.

Em Setembro a Equipe de Promoção Social do SENAR-AR/CE esteve reunido em Brasília no Primeiro Encontro da Promoção Social Para A Saúde Preventiva , evento promovido pelo SENAR Nacional e que contou com a participação de quase todas as Administrações Regionais,  no encontro  ocorreram palestras com membros da Sociedade Brasileira de Urologia, com o Coordenador Nacional da Saúde do Homem, Francisco Norberto Moreira da Silva , com o Diretor Médico do Centro de Câncer de Brasília, Dr. Fernando Vidigal, com o representante do Ministério da Saúde, Kátia Maria Barreto Souto, com a Presidente do Instituto Lado a lado pela Vida, Marlene Oliveira  , por ocasião foram debatidos: Temas prioritários da Saúde do Homem, a Promoção Social como foco para prevenção,  dentre outros .

dsc_1822Este ano, já foram realizadas sete ações voltadas para o Programa Útero é Vida, de prevenção ao câncer de colo de útero, todas em comunidades da zona rural, beneficiando 1014 mulheres. Foram atendidas as seguintes comunidades: Ipaumirim- Distrito de Felizardo -91 mulheres: Aurora- Distrito de Ingazeiras- 105 mulheres; Lavras da Mangabeira – Quitaiús-118 mulheres; Granjeiro- Distrito de Serrinha – 147 mulheres atendidas e Tamboril – Distrito de Sucesso – 289 mulheres, Várzea Alegre – Distrito de Riacho Verde – 110 mulheres e Cedro  – Distrito de Várzea da Conceição-154 mulheres.