Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Senar e Sebrae assinam convênios para 200 cursos tecnológicos rurais

Dando continuidade a parceria existente entre as duas instituições, o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa- Sebrae- CE, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- Senar-CE, assinaram ontem, 3, durante a reunião semanal do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- Agropacto,um novo convênio de cooperação que visa a capacitação de pequenos produtores rurais em vários municípios do Estado. Segundo o Diretor Técnico do Sebrae-CE, Alci Porto Gurgel, serão ofertados este ano 200 cursos tecnológicos, e ainda , 6 mil horas de consultoria técnica para pequenos produtores, além da implantação de um projeto piloto de assistência técnica a 20 produtores de caju no município de Beberibe.

Conforme Alci Porto que esteve na reunião ao lado do Diretor Administrativo Financeiro, Airton Gonçalves , o Sebrae entra com cerca de 70% dos recursos e o Senar com o restante, quanto aos temas ele informou que deve acontecer numa ambiência de resultados e que o Sebrae participa como agente de produção e mercado, buscando cada vez mais a profissionalização da gestão da pequena propriedade rural, visando o retorno do investimento aplicado. Esta aliança do Sebrae com o Senar tem sido significativa, e talvez por isso, muitas propriedades rurais estejam apresentando melhores resultados, disse Alci Porto.

O Superintendente do Senar-CE, Engo. Agrônomo Anizio de Carvalho Júnior, informou que os cursos são escolhidos pelos produtores através dos seus sindicatos mas passam por uma avaliação da coordenação técnica do Senar e visam alcançar a realidade de cada propriedade, sempre de olho na questão da gestão eficiente, como já vem ocorrendo com dois programas : O Empreendedor Rural (PER), que já capacitou mais de 1.500 produtores no Estado, e o Negócio Certo Rural, iniciado há dois anos, que este ano abrirá mais 30 turmas. O PER capacita produtores rurais com nível de segundo grau e o Negocio Certro, atinge qualquer nível de produtor, explicou o Superintendente do Senar, justificando, que no nosso Estado, ainda temos muitos produtores com nível abaixo do segundo grau. Ele comemora os resultados dos dois programas que vem realizando-se há cerca de quatro anos como é o caso do Programa Empreendedor Rural. Recentemente foi concluída uma turma com estudantes de veterinária e agronomia da UFC e UECE, que aprenderam dentro da grade curricular das duas universidades a elaborar um projeto de desenvolvimento de uma propriedade rural, com resultados positivos. Segundo Eduardo Queiróz, Coordenador Técnico do Senar, o índice de aproveitamento dos projetos apresentados superou as expectativas, ficando acima da média, podendo estes profissionais dar uma contribuição importante ao meio rural, logo que concluam seus cursos, ou mesmo investirem em um negócio.

O Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará,-Faec, Flávio Viriato de Saboya Neto, considera importante a parceria entre as duas instituições e disse que o Senar-CE, que é o braço direito da FAEC tem uma experiência de 18 anos na capacitação dos produtores rurais, elaborando a cada ano, uma grade de programação voltada para as suas necessidades. “Com o aporte financeiro do Sebrae e apoio tecnológico de seus técnicos, temos conseguido levar cursos de boa qualidade e com excelentes resultados no dia a dia do produtor”, disse Saboya.