Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SENAR-AR/CE completa 23 anos e inicia novas capacitações para o homem do campo

Senar-Ce, 23 anos levando capacitação ao homem do campo, foi o tema do encontro do dia 19, do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense-Agropacto, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do estado do Ceará- Faec, realizado no auditório do Sebrae-Ce. A reunião foi coordenada pelo presidente da FAEC e Presidente do Conselho  de administração do Senar, Flávio Viriato de Saboya Neto, com a presença do superintendente regional, Paulo Hélder de Alencar Braga ,representantes de diversos órgãos e instituições ligadas a agropecuária,como o  Banco  do Brasil,  Seapa, Sebrae,Embrapa, Presidentes de Sindicatos, Cooperativas, alguns  instrutores ,alunos do Curso Técnico em Agronegócio do Senar-Ce, os  secretários de agricultura de Jucás,Cláudio Lavor e Apuiarés, Tobias Neto Uchoa.

Considero esse tema  da mais alta importância, e na qualidade de presidente do Conselho   de administração do Senar, ressalto  que ele tem uma ação muito voltada para o pequeno trabalhador rural e com um detalhe especial, ele não cobra , o trabalho é gratuito, e há inclusive  disponibilização de alimentação durante o período do treinamento, disse Flávio Saboya.  A grande tarefa do Senar é oferecer capacitações ao produtor e sua família, completa.

Segundo Paulo Hélder, o Senar leva capacitação ao homem do campo, esse homem tão sofrido e  tão necessitado de experiências o que nos deixa apaixonado  trabalhar nesta Instituição, oferecendo  uma variedade  de cursos  de formação: a formação profissional rural – FPR,através de um processo educativo, onde o  foco é a profissionalização voltada para o mercado de trabalho, tendo como clientela o trabalhador e produtor rural maiores de 18 anos. O outro tipo de formação é o de   Promoção Social- PS  que tem caráter educativo, preventivo e de complementaridade com formação profissional rural, com o foco de buscar outras aptidões pessoais e sociais, destacando- se a gastronomia, um programa especial  voltado para   estudantes das escolas rurais, como é o caso do AGRINHO, que trabalha a educação ambiental, saúde, educação , cidadania,  e como viver bem no semiárido, que já beneficiou mais de 2 milhões de alunos  Outro Prograna importante é o Útero é Vida, que leva orientações e exame de prevenção do câncer ginecológico, que já beneficiou mais de 5 mil mulheres, desde 2013.

PROGRAMAS ESPECIAIS

Existem  também alguns  programas especiais de  formação profissional, como o Inclusão  Digital,  ( Capacictação),  Com Licença eu Vou a Luta( voltado só para mulheres empreendedoras e líderes) Empreendedor Rural( parceria com o Sebrae nacional e local, voltado para o produtor de nível médio ), Negócio Certo Rural ( parceria com o Sebrae, voltado para produtores de menor nível de instrução  com consultoria), Sindicato Forte, ( qualifica os presidentes de sindicatos), Programa Soldado Cidadão ( em parceria com o Exército em diversas ações), Sertão Empreendedor ( parceria com Sebrae, sindicatos rurais, metodologia de assistência técnica voltada para os produtores do Nordeste), Pronatec ( oferta cursos profissionais em várias ações, visando inserir no mercado de trabalho, com 160 horas de duração ), o Pacto de Cooperação da Agropecuária – Agropacto , outra ação  que o Senar  passou a abraçar, o Cadastro Ambiental  Rural- CAR  ( o Senar capacita profissionais para prestar serviço ao produtor preenchendo o cadastro ), Programa de Proteção  de Nascentes( que visa identificar, cercar, limpar  a área , fazer conservação do solo e o replantio de espécies nativas, ficamos em segundo lugar a nível de Nordeste e sexto, a nível nacional) . Outra ação  importante é o Seminário Nordestino de Pecuária- PECNORDESTE, que este ano completa 20 anos de realizações ,e este ano será realizado de 21 a 23 de junho.

O INÍCIO

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- Senar foi criado em 22 de abril de 1993, para oferecer  capacitação ao homem do campo, tendo iniciado  suas atividades com 15  ações , e hoje realiza 1.254 ações , com um crescimento de 8.360% ao longo desse 23 anos de existência.
Teve como seu primeiro superintendente o comandante Antonio Bernardino de Carvalho (1993 a 1998) , o segundo foi o engo agrônomo  Flávio Viriato de Saboya, Neto (1999 a 2010) , seguido pelo  engo agronomo Anízio de Carvalho Júnior (2011 a 2013) e há  dois  anos, desde 2014, está na superintendência regional o também engo agrônomo e primeiro vice-presidente da FAEC,  Paulo Hélder de Alencar Braga. O Senar está vinculado à FAEC, é administrado por um conselho  Administrativo composto por representantes da FAEC, cujo presidente é o representante nato do conselho,da Fetraece, da  OCB, do Sebrae.

Durante esse período o Senar-CE ofereceu 19.598 cursos, atendendo a 799 mil produtores, com uma média de 18 participantes por turma e uma carga horária de 800.885  horas de treinamento. Os dados foram compilados pela Coordenação Técnica do Senar-Ce, e indicam também que os cursos de Promoção Social tiveram início a partir e 96 e hoje já representam 30%  do total . Possui  103  instrutorese  oito supervisores de campo.

Os primeiros cursos foram para capacitar os instrutores, e em seguida, o de  tratorista, através da empresa  New Holanda. Ainda hoje  há uma demanda  grande por este tipo de curso, são mais de 70 cursos de tratoristas  realizadas por ano, em 2015 por exemplo, foram realizados 74 treinamentos , o que vem demonstrar  que o homem do campo está buscando novas tecnologias . Atualmente  os cursos de maior procura são nas  áreas  da agricultura, por ordem, em primeiro lugar bovinocultura de leite: com  131 treinamentos em 2015,  em segundo lugar , avicultura com  124 e , em  terceiro lugar, a olericultura, com 49 treinamentos.  O Senar atua também nas áreas de apicultura, caprinovinocultura, suinocultura, aqüicultura e pesca. Na área de promoção social os  cursos de maior procura são  de aproveitamento do leite, aproveitamento de frutas , tendo sido realizados  266 treinamentos em 2015. Segundo o coordenador técnico Eduardo Queiroz existe uma metodologia própria  do Senar aplicada nos 27 estados  da Federação, baseada em 3 parâmetros: o ensinar fazendo, o aprender a fazer fazendo e a construção do novo conhecimento.

 NOVAS AÇÕES EM 2016

Este ano o Senar vai atuar também no segmento de equinocultura, um setor que vem crescendo bastante no Estado, disse o Superintendente do Senar-Ce, Paulo Helder de Alencar Braga. Ele anunciou ainda para esse ano , a implantação do Programa de  Assistência Técnica e gerencial, dentro de um outro programa chamado  Sertão Empreendedor, em parceria com o SEBRAE, que já atende hoje a 760 produtores, em 38 municípios. Este programa visa dar assistência técnica continuada aos produtores da classe C e D/ E, que englobe todos os processos da cadeira produtiva da propriedade. O acompanhamento da propriedade será mensal, formado por técnicos de campo e supervisores ,de forma contínua e orientada durante dois anos, contemplando o aumento da produtividade no campo.

O CNA JOVEM, que vai  formar  novas lideranças para o setor agropecuário cearense e  brasileiro, também é outra ação que o Senar iniciou semana passada, com a capacitação de 20 jovens, dos quais três serão escolhidos para representar o Ceará na etapa nacional em Brasilia e replicar os conhecimentos no campo, em busca de novas lideranças rurais.Em 2015 o Senar iniciou na educação  formal,  através do ensino tecnológico , à distância,mas de forma semipresencial ,  pois até então só realizava a educação inicial e continuada qualificando e aperfeiçoando o homem do campo. Foram implantados dois  Polos do Curso Técnico em Agronegócio , um em Fortaleza, e outro no Sindicato Rural de Cascavel, com quatro turmas e 178 alunos matriculados.

Outro programa importante será a implantação do Centro de Excelência em Educação Profissional  e Assistência  Técnica Rural, para formação de técnicos em ovinocaorinocultura, que terá sede na cidade de Sobral, onde já existe uma estrutura de universidades e de um Centro de pesquisa  da Embrapa. Estaá previsto ainda,  implantar um programa Especial  de Saúde do Homem, a exemplo do que já existe para a mulher.

Em abril de  2016,   o Senar  iniciou um programa de sistema de gestão de qualidade, visando aprimorar cada vez mais os serviços internos e externos, no caso, os cursos que saõ ofertados  aos produtores rurais O Coordenador Técnico do Senar-Ce, Eduardo Queiroz   observa que o trabalho  vem crescendo a cada ano, ” a gente tem  hoje um quadro de mais de 100 instrutores no campo, nas mais diferentes linhas de ação e oito supervisores,  e a tendência é aumentar  a procura, pois o produtor está mais consciente de que é preciso ter conhecimento para enfrentar com resistência as adversidades do semi-árido, finaliza Eduardo Queiroz. observou ainda, que o Senar só trabalha com os sindicatos de produtores rurais, através de demandas, ou através do preenchimento de um formulário de solicitação de curso com no mínimo 20 participantes.
Os interessados devem acessar o site: demanda@senarce.org.br

O QUE É O SENAR

O SENAR é uma entidade vinculada a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) que tem como objetivo organizar, administrar e executar, em todo território nacional, a Formação Profissional Rural e a Promoção Social de jovens e adultos que exerçam atividades no meio rural.
demandas por curso no mínimo 20 produtores: demanda@senarce.org.br
Fone: 85-3535-8000

Att. Assessoria de Imprensa do Sistema FAEC/Senar-CE

Data: 18/04/2016

Jornalista responsável: Silvana Frota- 9-99819640

imprensa@faec.org.br

Estagiário: Marcos Weydson- 85-35358038