Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Senadora Katia Abreu lança Programa Sertão Empreendedor para o Nordeste

Katia-AbreuA diretora executiva da Federação da Agricultura e Pecuária  do Estado do Ceará – FAEC, capitaneada pelo  presidente Flávio Viriato de Saboya Neto, estará nesta sexta-feira, dia 24, em João Pessoa-PB, participando ao lado da senadora Kátia Abreu, Presidente da CNA  e de todos os presidentes de federações dos nove  estados do Nordeste, para o lançamento do  Programa  ” Sertão Empreendedor”: um novo tempo para o semiárido

A pior seca dos últimos 50 anos já atingiu mais de 1.400 famílias do sertão nordestino. Pensando nessas famílias, o Sistema CNA/SENAR criou o Programa Sertão Empreendedor: Um Novo Tempo para o Semiárido. O programa compreende um conjunto de ações que fazem parte do Programa Sertão Empreendedor será apresentado pela presidente do Sistema CNA/SENAR, Kátia Abreu; o 1º vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), João Martins da Silva Junior; o Secretário Executivo do SENAR, Daniel Carrara; e pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA), Mário Antônio Pereira Borba. Durante a cerimônia de lançamento do programa, também deverá ser assinado um acordo de cooperação técnica entre o Sistema CNA/SENAR e a Embrapa Semiárido, representada pelo chefe-geral da unidade, Natoniel Franklin de Melo. O superintendente do SENAR-AR/CE, Anizio de Carvalho Júnior, que também integra a caravana do Ceará,  disse que o Programa Sertão  empreendedor pretende implantar uma uma nova visão do  semiárido, mostrando-o como  solução econômica com sustentabilidade, e que deverá ser implantado ainda este ano no Ceará. Durante a cerimônia de lançamento do programa também deverá ser assinado um acordo de cooperação técnica entre o Sistema CNA/SENAR e a Embrapa Semiárido, representada pelo chefe-geral da unidade, Natoniel Franklin de Melo.

Para o presidente da FAEC, Flavio Saboya, com o lançamento deste programa pela Presidente da CNA, muitas ações serão disseminadas aos produtores a partir de experiências exitosas já desenvolvidas pelo sistema SENAR em vários estados do nordeste, como é o caso dos projetos de piscicultura, apicultura, uso de palma na alimentação humana e animal, uso de derivados do caju na alimentação humana, inclusive com o lançamento do hambúrguer de caju, já aprovado pela Fifa para a Copa do mundo de 2014, dentro da linha dos produtos orgânicos.