Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SEBRAE COORDENA SEMINÁRIO DE TURISMO RURAL NO PECNORDESTE

Turismo rural é o tema do Seminário que o Sebrae-Ce, irá apresentar no dia 5 de julho próximo, a partir das 14:30 hs, dentro da programação do PECNORDESTE- Seminário Nordestino de Pecuária, no Centro de Eventos do Ceará.  Segundo a coordenadora do evento Evelyne Tabosa que é a gestora da célula de turismo do SEBRAE, serão realizadas três palestras com os seguintes temas:

14h às 15h10min – Palestra: Criação e fortalecimento de roteiros turísticos rurais – Casos de sucesso na Ibiapaba

Palestrante: Lucileide Lourenço de Oliveira – Analista do Sebrae/CE. Especialista em Gestão de projetos. Coordenou projetos da Indústria da Moda, Comercio e Serviços. Atualmente Coordena o Projeto de Turismo na Região da Ibiapaba sendo responsável pela implantação e implementação da Rota Turística Ibiapaba.

15h20min às 16h30min – Palestra: Produção associada ao Turismo Rural

Palestrante: Regina Lúcia de Medeiros Amorim – Pós- graduada em Gestão e Marketing do Turismo; Mestre em Visão Territorial Sustentável do Desenvolvimento. Gestora de Turismo do SEBRAE/PB.

16h40min às 18h – Palestra: O momento atual do Turismo Rural no Ceará

Palestrante: Marcos Pompeu de Sousa Brasil – Secretário Executivo do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade do Sistema Fecomércio-CE.

SOBRE O TURISMO RURAL 

O turismo é na atualidade a atividade que apresenta os mais elevados índices de crescimento no contexto econômico mundial, não encontrando concorrência à altura para o impacto positivo que provoca na economia global. Inserido nesse contexto o Turismo Rural é uma alternativa de desenvolvimento econômico e sustentável, pois além das divisas geradas, atua com a valorização territorial, a preservação das raízes rurais, a autenticidade do produto, a harmonia e sustentabilidade ambiental e a identidade e o envolvimento da comunidade local. É o segmento que realmente interioriza o turismo, pois ele acontece nas cidades que não são as capitais estaduais. No caso do Ceará, existe uma associação que representa os empresários, que é a ACETER, cujo trabalho está focado no desenvolvimento do setor.

Segundo Evelyne Tabosa, o que se observa que o Turismo Rural no Ceará ainda é uma atividade insipiente, pois como o principal foco do marketing feito no Estado é para o turismo Sol e Praia, o segmento rural ainda está despontando no cenário econômico. Nesse caso destacamos que a atividade é forte mais no interior do estado destacando-se o ecoturismo e turismo de aventura, como vemos na região do Cariri, Quixadá, Tianguá e Maciço de Baturité.

O SEBRAE/CE junto com os empresários e parceiros vem desenvolvendo o fortalecimento do setor com o incentivo para criação de roteiros turísticos dos quais citamos nos segmentos acima citados a Rota Verde do Café na região de Baturité, O Roteiro Mirantes da Ibiapaba, O Roteiro do Geopark Araripe. Estão  envolvidos no roteiro empresas de vários elos da cadeia produtiva do turismo (meios de hospedagem, meios de alimentação, transportes, guias de turismo) além da intersetorialidade com agronegócios, comércio varejista e artesanato.

Acreditamos que com a conscientização das pessoas em querer momentos de qualidade de vida e descanso, o setor de turismo rural é um grande potencial para proporcionar novas experiências para esse público além da proximidade com a natureza e práticas que remetam as origens, como passeios à cavalo, pesca, trilhas ecológicas e contato com os bichos.

Contato Evelyne Tabosa dos Santos: 

3255-6674/ (85) 99991 5462

evelyne@ce.sebrae.com.br