Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

DIRIGENTES DO SISTEMA FAEC/SENAR DESTACAM IMPORTÂNCIA DO APROPEC SEMIARIDO

20643430_1420921051329040_621176465957495892_oFORTALEZA – O AGROPEC SEMIÁRIDO  promovido pela  CNA, através da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Rio do Norte-FAERN , na cidade de Parnamirim, foi um evento de pleno sucesso com a participação expressiva de produtores rurais de vários estados.  Sessenta e duas pessoas, entre técnicos do Sistema FAEC /SENAR e do Sebrae-CE, presidentes de Sindicatos de produtores Rurais e produtores de 34 municípios cearenses, participaram da programação que foi realizada nos dias 7 e 8 de agosto último.A avaliação é do Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará -Flávio Viriato de Saboya Neto,  que esteve na  abertura do evento e do Congresso Brasileiro da Palma Forrageira.  Segundo  Saboya foi muito importante para os técnicos e produtores a troca de experiências, pois  o  Sistema FAEC/SENAR-Ce já realiza aqui no Ceará a 21 anos e  com muito êxito, o Seminário Nordestino de Pecuária -PECNORDESTE, fomos em busca de novas informações para o evento de 2018, disse Saboya.

Já o superintendente do SENAR-CE, Sérgio Oliveira da Silva, que participou da caravana cearense,  disse que o AGROPEC SEMIÁRIDO além de trazer informações de tecnologias e boas práticas para o semiárido nordestino, tem o papel de replicar o conhecimento adquirido ao longo dos seus 25  anos  de atuação. O SENAR, que tem como lema ” aprender a fazer fazendo”, cumpre assim, uma importante tarefa dentro de um evento desta dimensão mostrando sua capilaridade na oferta de cursos de capacitação.  Gostaria de ressaltar ainda , a participação de um grupo de técnicos do SENAR-CE e do SEBRAE-CE, que atuam no   Programa Sertão Empreendedor, oferecendo  Assistência Técnica e Gerencial a 455 produtores rurais no estado do Ceará. A diretora técnica do SENAR-CE, Kelly Claudio disse que o diferencial do AGROPEC semiárido e que os participantes se inscrevem no evento e podem  participar  de todas  palestras  que são repetidas em horários diferenciados. O evento contou ainda,  com um segmento de gestão e inovação, focando em casos de sucesso na agropecuária e no semiárido. Na parte de oficinas foi preparado  um espaço onde aconteceram as vitrines do leite de gado, da carne caprina e do camarão, avaliou a diretora técnica.

O presidente do Sindicato Rural de Horizonte, Francisco José de Sousa, destacou a importância do AGROPEC , observando que ele surgiu a partir do PECNORDESTE no Ceará. No caso  do Sinrural de Horizonte , ” vamos aproveitar as experiências  divulgadas com o reuso da água  , vamos implantar através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, dois exemplos de utilização da água de tratamento de esgoto para irrigação de capineiras e a implantação de uma Unidade de Água Cinza( de pia e banheiro) para pequenas irrigação.

 

MUNICÍPIOS DO CEARÁ PRESENTES AO AGROPEC SEMIÁRIDO 

20637857_1420013958086416_7833466255133412709_nHorizonte, Ubajara, Caucaia, Iguatu, Cascavel, Barreira, Tamboril, Quixeramobim, Crato, Cedro, Ibaretama, Solonópole, Milagres, Limoeiro, Beberibe, Mauriti, Coreaú, Jaguaribe, Acopiara, Banabuiú, Amontada, Jaguaretama, Aurora, Lavras da Mangabeira, Monsenhor Tabosa, Moraújo, Massapê, Crateús, Marco, Senador Pompeu, Santana do Acaraú, Granja e Mombaça.

 

SOBRE O EVENTO 

Durante dois dias, os participantes vindos de todas as regiões participam de palestras, painéis, apresentações de trabalhos científicos, casos de sucesso e debates sobre tecnologias validadas em centros de pesquisa para que o produtor conviva com a seca da região.”Os produtores rurais são a razão deste evento. O primeiro ocorreu na Bahia, dois anos atrás, e daqui a dois anos faremos outro em Pernambuco para comprovar que esse evento veio para ficar”, afirmou  João Martins da Silva Junior ,Presidente da CNA.

Ao se dirigir às autoridades presentes, o presidente da CNA       disse não entender como falta até hoje, mesmo com a força que a região possui, uma política específica que dê suporte ao produtor nordestino.

No discurso, Martins afirmou que o produtor rural, com tecnologia, pode conviver com a estiagem e lembrou que no Agropec poderão ser vistas experiências bem sucedidas no Semiárido.

Riquezas – Para o presidente do Agropec Semiárido 2017 e da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (FAERN), José Vieira, o evento reúne “o que há de mais moderno e avançado para a região”.

“Vamos ver aqui riquezas pouco exploradas para que o produtor rural não fique apenas esperando pela chuva, que é pouca e incerta, e que ele pode produzir na seca com valor agregado”, afirmou.

O ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, falou da Transposição do Rio São Francisco, projeto que beneficiará 12 milhões de brasileiros em municípios do Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Paraíba. Ele detalhou o andamento das obras, tanto dos canais para levar água às regiões mais secas quanto para captação de água.

Acompanham a programação do evento os presidentes das Federações de Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA), Mário Borba, de Pernambuco (FAEPE), Pio Guerra, de Sergipe (FAESE), Ivan Apóstolo Sobral, do Ceará (FAEC), Flávio Saboya, e de Alagoas (FAEAL), Álvaro Arthur Lopes de Almeida, e o Secretário-Executivo do SENAR, Daniel Carrara.

Também estiveram presentes o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, parlamentares, secretários de Estado, lideranças do setor produtivo e 72 caravanas de produtores rurais do Nordeste.