Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Programa Leite Legal do SENAR reúne com produtores do interior do Estado

O programa Leite Legal executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar-Ce já esteve reunido com produtores de Maranguape e Pedra Branca

Capacitação de Instrutores 1 - 13.DEz (2)No dia 30 de maio, em reunião na Cooperativa Agrícola Mista de Maranguape foi agendada a primeira turma do Programa Leite Legal do Estado, estiveram presentes o presidente da Cooperativa Sr. Wilson Rodrigues Filho, o vice-presidente, técnico agrícola bem como o veterinário da Cooperativa, esteve também um representante do MAPA. A Médica Veterinária Carolina Machado, Coordenadora do Programa Leite Legal – SENAR/CE apresentou o programa aos produtores e as vantagens em produzir-se leite de qualidade para toda a cadeia produtiva.

O primeiro momento foi a parte teórica, que aconteceu nos dias 06 e 07 de junho, na própria Cooperativa, tendo como instrutor o técnico Jodeilson de Souza que já faz parte do quadro de instrutores do SENAR há alguns anos. Após esta capacitação foram agendadas as visitas a cada propriedade rural participante, quando o instrutor acompanhará a rotina da propriedade e fará as recomendações a fim de melhorar os índices de qualidade de leite, ou seja, CCS e CBT.

O segundo encontro aconteceu no mês de agosto último, no município de Pedra Branca, para dar continuidade ao projeto que foi iniciado no final de maio, e tem como objetivo obter uma melhor qualidade do Leite no Ceará, através da capacitação dos produtores rurais.

 A DANONE, empresa de laticínios presente no mercado cearense, é responsável pela análise da qualidade do leite e junto ao Senar-Ce, esteve presente no município de Pedra Branca realizando a visita aos produtres.

​Carolina Machado, que é coordenadora do Leite Legal, programa do Senar-AR/CE afirmou que em Pedra Branca, o processo está em fase de desenvolvimento. “Os produtores foram receptivos com o programa, e agora estamos esperando a DANONE nos fornecer a avaliação dos produtores e as análises microbiológicas das propriedades participantes, para agendarmos as turmas do programa”, comentou.

Segundo a coordenadora, a primeira etapa de capacitação teórica e visita prática já foi concluída com os produtores do município de Maranguape. “Agora esperamos um prazo de dois meses, para refazermos as análises microbiológicas das amostras de leite de cada produtor participante, avaliarmos os resultados junto a eles e a Cooperativa que eles representam e revisitarmos aqueles produtores que ainda não conseguiram alcançar os índices exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o MAPA”, concluiu Carolina.

O Leite Legal é um programa desenvolvido pelo sistema CNA/SENAR, em parceria com o SEBRAE, que pretende criar possibilidades, através de ações de formação profissional rural, para que os pequenos e médios produtores produzam leite de qualidade, atendendo assim aos padrões exigidos pela legislação, além de contribuir para o desenvolvimento do setor.  O projeto já foi iniciado em 10 municípios do Estado, são eles: Maranguape, Pedra Branca, Senador Pompeu, Amontada, Sobral, Milhã, Morada Nova, Jaguaribe, Quixadá e Jaguaretama. Além disso, já foi apresentado no 1ºSimpósio Internacional sobre Produção Competitiva de Leite – Interleite do Nordeste, que ocorreu em 2013 na Bahia, e durante a III PECLEITE, que esteve presente durante o PECNORDESTE 2014.