Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Governo anuncia criação de Patrulha Rural da PM no Ceará

O governador Elmano de Freitas anunciou, na quarta-feira (27), a criação da Patrulha Rural da Polícia Militar. A implantação do patrulhamento atende uma demanda da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec). “Essa boa notícia é uma das reivindicações antigas que nós tínhamos e foi muito bem atendida pelo governador Elmano de Freitas, a quem agradeço juntamente com o secretário Samuel Elânio (SSPDS) e o secretário Salmito Filho (SDE)”, disse o presidente da Faec, Amílcar Silveira.

Durante o anúncio, em suas redes sociais, o governador destacou que o reforço da atuação da Polícia Militar no campo “é um pedido do povo da zona rural”. “É isso que estamos iniciando agora. Logo estaremos ampliando [o programa] e isso garantirá ao povo da zona rural uma maior sensação de segurança”.

“A Patrulha Rural é fruto de muita conversa com a Federação da Agricultura, produtores, agricultores, que já vem de um bom tempo”, disse o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio. “Vamos trabalhar no combate ao furto e roubo de animais nas zonas rurais, mas não deixando esquecer de locais críticos da Região Metropolitana, regiões que têm áreas mais extensas que sabemos que tem que entrar nesse patrulhamento rural”, disse.

Fonte: Governo do Ceará

Patrulhamento
Os policiais do patrulhamento nas zonas rurais irão atuar por meio do Policiamento Ostensivo Geral (POG), realizando o serviço de polícia comunitária, buscando aproximar a população e as forças de segurança.

Inicialmente, serão implementadas 25 patrulhas, sendo empregados 150 policiais militares. A região Norte será a primeira do Estado a receber o patrulhamento, por meio de 12 viaturas, a partir desta quinta-feira. Em seguida, a Região Metropolitana de Fortaleza receberá cinco viaturas e, por fim, a Região Sul/Sertão Central/Inhamuns receberá oito patrulhas. A expectativa é de que até julho de 2024 sejam implementadas 100 patrulhas rurais.

Para atuar na Patrulha Rural, os policiais militares serão capacitados no Curso de Patrulhamento Rural realizado pela PMCE em conjunto com a Academia estadual da Segurança Pública (AESP).

Ordem de implantação 1ª FASE/2023:

– Região Norte (12)
1) Itapipoca
2) Itarema
3) Pentecoste
4) Canindé
5) Itatira
6) Sobral
7) Baturité
8) Redenção
9) Tianguá
10) São Benedito
11) Camocim
12) Crateús

– Região Metropolitana (05)
1) Caucaia I
2) Caucaia II
3) Maracanaú
4) Trairi
5) Cascavel

– Região Sul / Sertão Central / Inhamuns (08)
1) Quixadá
2) Iguatu
3) Juazeiro do Norte
4) Brejo Santo
5) Tauá
6) Russas
7) Aracati
8) Icó