Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Faec leva Programa Saúde do Homem e da Mulher a Quixadá

O Sistema Faec/Senar realizou, na sexta-feira, 22 de setembro, o Programa Saúde do Homem e da Mulher no distrito de Custódio, em Quixadá. A ação, realizada em parceria com a prefeitura do município, oferece atendimento gratuito à população da zona rural, com exames preventivos como PSA (Preventivo do Câncer de Próstata) para os homens e o Papanicolau (Prevenção do Câncer do Colo do Útero) para as mulheres.

“A Federação da Agricultura tem esse zelo e cuidado com homem do campo”, diz Amílcar Silveira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec). “No próximo ano, nós vamos ampliar as ações e vamos fazer o exame de mamografia. As ações da federação com o Senar, nós fazemos no Ceará inteiro”. A ação contou ainda com as presenças do superintendente do Senar Ceará, Sérgio Oliveira, e da diretora técnica da entidade, Kelly Cláudio.

O presidente do Sindicato Rural de Quixadá, Fausto Moreno, destacou a parceria com a Prefeitura de Quixadá. “Quem faz essa demanda é o sindicato rural e nós já estamos alinhando duas ações para o próximo ano em Quixadá”, disse. Já a secretária de Saúde de Quixadá, Layde Mota, ressaltou a importância do programa para o município. “Este é um momento muito rico e importante. São muitos os serviços oferecidos no Custódio e também atendendo as regiões vizinhas, Jatobá, Riacho Verde. Essa é uma ação fundamental na gestão do doutor Ricardo Silveira, que é levar a saúde para perto das pessoas”, disse.