Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Faec inicia projeto de fertilização in vitro em Quixadá

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) iniciou, no dia 11 de novembro, o projeto de Fertilização in Vitro (FIV) no município de Quixadá. A iniciativa, que tem como objetivo o aumento da produtividade do rebanho leiteiro por meio de melhoramento genético, é fruto de uma parceria entre o Sistema Faec/Senar/Sinrural, Sebrae e prefeituras municipais.

Em Quixadá, o projeto prevê a realização de 500 FIVs em vacas selecionadas pelos produtores rurais, que receberão todo o acompanhamento técnico e veterinário necessário. O objetivo é que as vacas gerem bezerros de alta qualidade, que possam produzir mais leite e carne.

O presidente do Sindicato Rural de Quixadá, Fausto Moreno, avalia que o projeto é uma oportunidade para Quixadá voltar a ser destaque na bacia leiteira da região do Sertão Central. “Este é um projeto que foi destinado 500 FIVs para o nosso município. É um volume muito expressivo. Se Deus quiser, vamos transformar Quixadá novamente em uma bacia leiteira”, disse.