Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

CASOS DE SUCESSO DO SENAR-CE: PROJETO PRACAJU DO CEARÁ É DESTAQUE NACIONAL

O Serviço  Nacional de Aprendizagem Rural -SENAR, lançou ano passado, durante a posse  da nova diretoria da CNA, em  Brasília um livro  com o depoimento de produtores  e técnicos de 26  estados e o Distrito Federal, marcando os 25 anos da Instituição que adotou o slogan: Uma janela para o futuro do Brasil.
 O depoimento do Estado do Ceará destaca o PRACAJU: projeto social liderado por mulheres,  contando a história da produtora Liliane Barreto de Sousa, 37 anos. Moradora da comunidade de Matōes , município de Caucaia, coordenadora do Projeto Produção Rural Alternativa do Caju (PRACAJU) que atua na área de empreendedorismo local há 2 anos. atualmente, o PRACAJU beneficia 15 mulheres em situação de vulnerabilidade social .
Segundo ela, a grande oportunidade chegou por meio do SENAR , no curso Mulheres .em Campo, chamado à época de Com Licença eu vou à Luta, Éden ouvido especialmente para as mulher do meio rural. O Programa ajuda as mulheres a melhorarem com noções de empreendedorismo e gestão , além de conteúdos específicos de desenvolvimento humano,transformando  a participação feminina em fator decisivo para o êxito da empresa rural
De acordo com Liliane, todo o conteúdo sobre empreendedorismo adquirido na formação oferecida pelo SENAR colaborou para a construção de uma gerência superior para o projeto. Com visão de futuro e sustentabilidade. O grupo de mulher foi além e completou mais um curso, o de beneficiamento de frutas.” Hoje , as vendas cresceram 70%, é nossa margem de lucratividade, ao ano, giram em torno de R$ 10 mil, afirma Lily.