Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

AGROPACTO: SECRETÁRIO DA SEMA RESSALTA A IMPORTÂNCIA DAS PARCERIAS COM O SISTEMA FAEC/SENAR

A Regulamentação do Selo Verde Sustentável, o Pacto pelo Cocó e as novas ações em relação aos Resíduos Sólidos, foram temas apresentados pelo Secretário Estadual do Meio Ambiente do Ceará – SEMA , Artur Vieira Bruno, durante a reunião  do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense – AGROPACTO, realizado na terça-feira, 03, pelo Sistema FAEC/SENAR.

 

O secretário lembrou que desde 2016 o governador Camilo Santana aprovou a Lei da  Política dos Resíduos Sólidos voltada para a coleta seletiva, a educação ambiental e o sistema de logística reversa, mas reconhece que ainda há necessidade de avançar, apesar de reforçar que a SEMA já conseguiu organizar e implantar  18 consórcios de resíduos sólidos, com a participação de 148 municípios, e que cada município tem seu plano montado, faltando uma maior conscientização por parte dos gestores e também da sociedade.

Atualmente existem três locais fixos no estado para coleta de embalagens vazias no campo, nos municípios de Ubajara, Quixeré e Abaira. O presidente da FAEC , Flávio Saboya, lembrou que o primeiro local de coleta de embalagens foi em Ubajara, graças a importante campanha educativa realizada pelo SINRURAL e pelo Sistema FAEC/SENAR que por meio do Programa Agrinho quando levou às escolas rurais o debate sobre Meio Ambiente, aumentando o nível de conscientização das crianças e jovens envolvidos.  Visando uma futura ação do Agrinho, Flávio Saboya sugeriu a temática voltada para o debate dos Resíduos Sólidos, salientando, também, a necessária participação dos empresários e a importante parceria que o Sistema FAEC/SENAR tem com a SEMA dentro do Programa Agrinho.

 

Outro ponto que chamou a atenção durante a exposição do secretário foi com relação as ações desenvolvidas pela SEMA no Parque do Cocó, que após 40 anos, conseguiu o reconhecimento de sua área e a proteção por  lei  sancionada pelo governador.

 

O Parque do Cocó, conta com 1.571 hectares protegidos, garantindo a preservação da fauna e da flora e do próprio rio que carrega o mesmo nome do Parque, além de ser um espaço de lazer e contemplação.  Artur Bruno finalizou mostrando que a próxima ação será o “Pacto pelo Cocó”, que visa restaurar a navegabilidade e a balneabilidade em toda extensão do Rio.

SELO VERDE SUSTENTÁVEL

Tendo em vista a grande importância da coleta seletiva e da educação ambiental, a SEMA criou o Selo Verde Sustentável, que ainda esse ano deverá premiar os municípios que mais investirem em ações ambientais. Na ocasião, o representante do SEBRAE, Paulo Jorge, sugeriu incluir os produtores rurais entre os agraciados com o Selo.

LIVRO E REVISTA

 

 

O secretário da SEMA, Artur Bruno, presenteou a biblioteca do Sistema FAEC/ SENAR com um exemplar de seu último livro intitulado, “Fortaleza: uma breve história”, e com uma revista fazendo o balanço de todas as ações da SEMA nos últimos quatro anos.

PRESENÇAS

Participaram da reunião do AGROPACTO representantes do Sistema FAEC/SENAR, do SEBRAE, do BNB, da SEDET, da SDA, da EMBRAPA, da APRECE, da Associação dos Engenheiros Agrônomos, dos presidentes de sindicatos rurais e de produtores.