Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SISTEMA FAEC/SENAR-CE ESTUDA NOVA COOPERAÇÃO COM O SEBRAE VISANDO O EMPREENDEDORISMO ENTRE JOVENS DA ZONA RURAL

WhatsApp Image 2017-02-03 at 11.09.02

FORTALEZA –  O SEBRAE-CE poderá ampliar sua parceira este ano  com o Sistema FAEC/SENAR-CE, através do Programa AGRINHO, incorporando a expertise  do JEPP- Jovens Empreendedores  Primeiros Passos, realizado pelo SEBRAE. ” Nós queremos unir a experiência do Serviço Nacional de Aprendizagem  Rural- SENAR-Ce através do programa AGRINHO , que leva informações sobre o meio rural para alunos do ensino fundamental  através de variadas temáticas , com a experiência do SEBRAE que incentiva o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores em alunos do primeiro ao 9o ano, disse Flávio Viriato de Saboya Neto, presidente  da Federação da Agricultura  e Pecuária  do Estado do Ceará- FAEC que é também presidente  do Conselho  de Administração do Senar-Ce e do SEBRAE , no Ceará.

Essa parceria com certeza vai trazer muitos ganhos para os alunos da zona rural, que irão vivenciar atitudes empreendedoras que com certeza, vão gerar resultados positivos no futuro, ao promover e incentivar e fomentar a educação e a cultura empreendedora, descobrindo as potencialidades de cada região, disse o Diretor Técnico do Sebrae-Ce, Alci Porto Gurgel  . O AGRINHO, por outro lado, leva informação  de forma transversal dentro do currículo escolar de alunos do 2º ao 9º ano, em várias áreas proporcionando mudanças de atitudes e de comportamentos, contribuindo para a formação cidadã , preparando os jovens do meio rural para o exercício pleno da cidadania na escola, na família e na comunidade em que vive, observa o Superintendente do Senar- CE, Paulo Hélder de Alencar Braga.

Hoje, 3, ocorreu uma reunião preparatória para tratar da parceria na sede do SEBRAE,em Fortaleza  que contou com a presença do Presidente da FAEC,  Flávio  Saboya, do superintendente do SENAR-CE, Paulo Hélder de Alencar , da coordenadora  do Agrinho, Kelly Cláudio,  do Diretor Técnico do SENAR-Ce, Eduardo Queiroz . A equipe do SEBRAE estava resenhada pelo  Diretor Técnico ,  Alci Porto Gurgel,o , Diretor Administrativo Airton Gonçalves,Paulo Jorge, da Unidade Setorial de  Agronegócio  e  Priscila  Fidelis,  técnica responsável pelo JEPP.

Ficou acertada uma nova reunião entre as  coordenadoras  dos dois  programas para elaboração de um projeto visando  realização e ações conjuntas . O tema do AGRINHO desse ano será CIDADANIA  e terá um módulo sobre Empreendedorismo .

 

Conhecendo o Agrinho

Criado com o objetivo de levar informações sobre saúde e segurança pessoal e ambiental, principalmente às crianças do meio rural, o Programa se consolida como instrumento eficiente na operacionalização de temáticas de relevância social da contemporaneidade dentro dos currículos escolares.

Conhecendo o JEPP

O curso para esta etapa da Educação Básica é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).