Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

DFDA/CE PROPÕE AÇÕES INTEGRADAS COM SISTEMA FAEC/SENAR-CE NO PROGRAMA NACIONAL DE DOCUMENTAÇÃO DA TRABALHADORA RURAL

Esteve hoje, 5, em visita ao Presidente da Federação  da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC, Flávio Viriato de Saboya ,  a Delegada Interina da Delegacia Federal  de Desenvolvimento Agrário-DFDA, no Ceará,   Mara Lopes,  interessada em conhecer de perto o programa Útero é Vida  que é desenvolvido  pelo  Sistema FAEC/SENAR-CE , voltado para a prevenção do câncer de colo do  útero, onde são também realizadas outras ações  integrativas como palestras, dia de beleza , incluindo a participação das crianças.

 

DFDA[1]Ela conheceu a unidade móvel do Senar nacional que se desloca para os estados da federação no  qual o programa Útero é Vida é executado,  com dois consultórios  onde são realizados os exames de coleta do papanicolau, em parceria com as secretarias de  saúde dos municípios. Na ocasião, o Superintendente do SENAR-CE,  Paulo Helder Braga anunciou que após o período eleitoral, o programa voltará a ser executado em algumas cidades do Estado, que já apresentaram suas demandas  e.  em novembro , terá inicio uma nova campanha Novembro Azul, voltado para o exame de próstata do  produtor rural.

 

A DFDA  tem um Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, criado em 2014,  que se expandiu a partir de 2009, onde inclusive Mara Lopes é a coordenadora,  que poderá ser feito em conjunto com os programas do SENAR . O programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural oferece a possibilidade de emissão de carteira de trabalho, CPF, certidão de nascimento, atendimento previdenciário entre outros documentos.

Para o Presidente da FAEC, Flávio Saboya a concretização dessa parceria com a DFDA-CE  será de grande importância e virá atender as outras necessidades da mulher rural, sem dúvida virá somar aos projetos do Sistema CNA/FAEC/SENAR-CE.

 

 

Att. Assessoria de Imprensa do Sistema Faec- Senar-CE

Data: 05/09/2016

85-35358038/