Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Sistema FAEC/Senar-CE adere ao movimento outubro rosa

foto (1) (1)As mulheres, que são maioria dentro da estrutura do Sistema FAEC/SENAR-AR/CE por iniciativa da secretária executiva Luciana Lacerda, aderiram mais uma vez este ano ao Movimento Outubro Rosa, desde o dia primeiro último, quando teve início a campanha. “Para esse ano, vamos distribuir novos laços, para quem quiser usar e fazer parte da campanha, e mais uma vez, vamos vestir uma peça de roupa da cor rosa um dia do mês de outubro, como forma de reforçar nosso apoio ao tão importante movimento”, disse Luciana em correspondência encaminhada às colegas de trabalho. “O ano passado fizemos força a campanha, usando os lacinhos cor de rosa, e alguns informativos que estavam nos flanelógrafos, e também vestimos uma peça de roupa rosa por um dia”, completou. Veja a correspondência enviada por ela:

 Senhoras (es),

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo.  O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A campanha tem como objetivo esclarecer não só para as mulheres, mas para toda a população, sobre a importância da realização de exames periódicos, como o autoexame e a mamografia. A doença é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo. Para 2014 o Instituto Nacional do Câncer – Inca, estima cerca de 57 mil novos casos da doença no país.

Contamos com a colaboração de todos!

 Abraços.

Luciana Lacerda – Secretaria Executiva do Senar-Ce