Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

COMEÇA SELEÇÃO DOS TRABALHOS DO AGRINHO 2014

186.987 alunos de escolas públicas participam do Programa em 40 municípios

 DSC_2585O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-AR/CE juntamente   com a Comissão Julgadora inicia no período de 01 a 04 de outubro próximos,  a seleção dos trabalhos dos alunos das escolas publicas estaduais e municipais que estão participando este ano do Programa  AGRINHO 2014, que chega  a sua 12a edição. Cerca de 186.987  alunos de 1.571 escolas públicas de 40 municípios estão participando do programa em 2014. A premiação será realizada no dia 12 de novembro, e envolve quatro categorias: Município Agrinho, Redação e Desenho do 2º ao 5º ano, e do 6º ao 9º ano, e Experiência Pedagógica, este último premia professores.

O Agrinho é um programa educativo, motivador de mudanças de hábitos e atitudes, priorizando o jovem de escolas públicas da zona rural, visando assim trazer melhorias das condições sociais e econômicas das famílias e da comunidade onde vivem. Este ano o tema  escolhido foi Saúde e segundo a coordenadora do segmento de  Promoção Social  do Senar, Kelly  Cláudio, todo o material didático incluindo uma cartilha do aluno e o manual do professor,  foi construído pelos técnicos do Senar do Ceará.

O programa tem uma estrutura operacional em níveis estadual e municipal, além disso, é monitorado em todas as fases de execução por equipes técnicas do próprio Senar, com o apoio e a supervisão técnica da Secretaria de Educação Básica do Estado. Outro aspecto importante do trabalho realizado, diz respeito ao apoio de diversos parceiros, como governos estaduais e municipais, professores, diretores de escolas, além de parceiros do setor privado, que patrocinam os prêmios, que vão de bicicletas, a motos, aparelhos de som, DVD, etc.

A metodologia do Agrinho funciona da seguinte forma: os temas são inseridos nas diferentes disciplinas de forma transversal aos currículos escolares, durante todo o período letivo por professores treinados e obedecendo a um cronograma previamente estabelecido. Os professores são capacitados, e além disso, os participantes recebem o material didático (cartilhas, manual do professor, jornais e cartazes). Com esse incentivo, ao final do programa, são realizados concursos, visando premiar docentes, alunos e municípios inseridos no projeto.

O programa Agrinho nasceu no Senar-PR, em 1996. A partir do resultado positivo que obteve no Estado, em 2003 foi trazido para o Ceará. Hoje o Agrinho já completa 12 anos, e a cada ano, segundo a coordenadora de Promoção Social, Kelly Claudio, vê-se um engajamento ainda maior por parte dos professores, alunos e secretarias envolvidas.