Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

EXPOECE ENCERRA COM MAIS DE 12 MILHÕES EM NEGÓCIOS

A Exposição  Agropecuária e Industrial do Ceará – Expoece, encerrou ontem,domingo, ao meio- dia, suas atividades iniciadas no ultimo dia 21,  com um saldo positivo  que resultou na participação de 4 mil animais de diversas raças bovinas, caprinas e ovinas e ainda de cavalos da raça Manga Larga Marchador,  cerca  de 200 expositores e mais de 12 milhões em vendas de animais, produtos agropecuários, artesanato, e da agricultura familiar. A avaliação  é do presidente da Associação dos Criadores do Ceará, Paulo Helder Braga, que durante a exposição que comemorou 60 anos de atividades , premiou  criadores ,ex-presidentes da Associação dos Criadores,servidores e ex-servidores e  ainda  quatro instituições: Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Sebrae e Secretaria de Desenvolvimento Agrário-SDA.

 Ele destaca também o número de empregos gerados pela Expoece, que deve passar da casa dos mil empregos diretos, pois ela abriga todos os anos muitos camelôs e pequenos vendedores de diversos produtos, restaurantes com comidas típicas  e muitas  barracas  com artesanato.Este ano, houve também uma pequena feira dos Municípios com a participação de São Gonçalo  do Amarante, Horizonte, Mombaça, PIquet Carneiro, Morada Nova, Cascavel, Itapuiuna e da própria Associação dos Prefeitos e Municípios – Aprece.

       O Secretário de Desenvolvimento Agrário em exercício,  Antonio Amorim, disse no encerramento que apesar de três anos de seca,  ficou provado o esforço dos criadores que a cada dia estão preparando- se mais para uma melhor convivência com a seca, ” isso nos alegra e mostra que eles não dependem somente do Estado, que faz o fomento. Os  produtores  estão  reagindo, fazendo  a  silagem de forragem para alimentar seu rebanho , e até nos locais aonde os açude secaram, eles tomaram a iniciativa de fazer poços, pois conforme levantamento feito pela SDA, dos 15.800 poços recentemente perfurados, 7.600 foram feitos pela iniciativa privada” disse o Secretário.

  Durante todo o dia de sábado,27,  foram entregues premiações aos melhores expositores e aos melhores produtores de leite, que vieram dos Estados do Rio Grande  do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Segundo o criador de caprinos Tufi Said, poucas exposições no Brasil contaram com uma quantidade tão representativa de animais das raças caprinas e ovinas, totalizando 20 expositores e 9 tipos de raças: Alpina, Alpina Britânica, Saaner, Tggerburg, Moxotó,Canindé,  Murcina , Boer e Anglo Nubliana . Ele não quis revelar mas informou que fez bons negócios, ganhando mais de  20 prêmios em diversas categorias, assim como Ordomar Furtado, da Fazenda Ordones, que ganhou o título de Melhor  Expositor e Melhor  criador da raça Boer. A participação dos criadores de caprinos foi coordenada pelo Clube do Berro.

 O Núcleo  de Cavalo  Manga Larga Marchador do Ceará, fez um show a parte na noite do ultimo sábado, por ocasião do anúncio do resultado da premiação,  antes eles fizeram uma demonstração de prova de tambor e de batida, com a participação de Criadores do  Ceará, Alagoas, Sergipe. O presidente do Núcleo Manga Larga se disse satisfeito com a participação e união dos criadores divulgando a raça que é uma das melhores do Brasil.

 Mas a Expoece não se resume somente a uma  exposição de animais, ela abre oportunidades para a agricultura familiar, organizada este ano pela SDA e pela Organização  das Cooperativas  do Ceará-OCB, com a participação de mais de 50  expositores . No espaço do Produtor, organizado pelo Sistema Faec/Senar/Sebrae,  13 microempreendedores trouxeram seus produtos como mel, rapadura de Pindoretama ,produtos  derivados do leite de cabra de Maranguape, ,cachaça de Viçosa do Ceará.,artesanato.  O produtor de mel , Vinicius Araújo de Carvalho, da Colmeia  e Companhia por exemplo, vendeu mais de 500 quilos de mel e cerca de 280 kg em sachê, já a Capril do Estácio, que estava expondo produtos derivados do leite de cabra, como doce,yorgute , disse que fez excelentes negócios, até um expositor de Minas – a Tec  Minas- veio para a Expoece, mostrar suas fôrmas  de fabricação de queijo em inox ou plástico, tendo fechado muitos negócios não só com criadores do Ceará, como do Maranhão e da Paraíba. Dois   articuladores de Agronegócios  do Sebrae, Paulo Jorge e Carlos Paulino orientaram os microemeprendeores.

 O Serviço  Nacional de Aprendizagem Rural- Senar/Ce  ofereceu cinco oficinas gratuitas  em gastronomia, inclusive uma em parceria com a Associação dos Suinocultores do Ceará -ASCE, que fez um curso de culinária da carne suína e promoveu degustação no Boteco do Suíno. Segundo a coordenadora do Programa Nacional  de Desenvolvimento da Carne Suína- PNDS, Paula Braga o curso foi um sucesso, contou  com a participação de mais de 30 pessoas.As outras oficinas foi sobre a utilização do caju na alimentação humana, mandioca e pães caseiros.