Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Setor produtivo entrega nota de apoio ao presidenciável Jair Bolsonaro

Aproveitando a visita do deputado federal eleito pelo Estado do Ceará, Heitor Freire( PSL), o Presidente da FAEC, Flávio Saboya ao lado  de 14 presidentes de Sindicatos Rurais, entregaram hoje, 23, uma Nota de Apoio à candidatura do presidenciável Jair Bolsonaro. Flávio Saboya destacou a importância do setor para economia do país e das últimas demandas do segmento, bem como a necessidade de engajamento do parlamentar na defesa do setor, participando das comissões Nordeste e da Agricultura na Câmara Federal. 

Flávio  Saboya entregou ao  parlamentar as propostas do setor produtivo “O que esperamos do próximo  governador ? entregues aos candidatos ao governo do Estado, e que sintetizam o pensamento do setor baseado em sete setores: pobreza rural, insegurança no meio rural, meio ambiente, infraestrutura e logística, educação no campo, segurança alimentar e desenvolvimento do agronegócio cearense. Entregou ainda,  o resumo executivo do encontro da CNA com os presidenciáveis com o tema: O Futuro é Agora.

Saboya pediu ainda apoio aos projetos do Sistema FAEC/SENAR-CE no tocante ao Pecnordeste- Seminário Nordestino de Pecuária, que se realiza há 21 anos, para o Programa de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR- ATeg, e destacou a importância da implantação do Programa Doutores do Sertão que trata da difusão de conhecimento e da sucessão no campo. Sobre esse programa, o Presidente do Sinrural de Moraújo, Elder Aguiar entregou ao deputado Heitor Freire, o referido projeto, elaborado em conjunto com o Instituto Federal de Educação de Sobral, aprovado pelo Ministério da Educação, mas sem recursos até o presente momento para execução. Destacou ainda, a importância do apoio especialmente para o setor de cajucultura e ao projeto de revitalização do algodão, que estão sendo encampados pela FAEC.

O presidente do Sinrural de Horizonte, Franzé Ribeiro disse “que este  é um momento histórico no Brasil, onde nós da FAEC precisamos do apoio e ocupação dos espaços nas instituições federais no Estado do Ceará, assim como vem fazendo outras federações” .  Já o Presidente do Sinrural de Sobral, Francisco Reginaldo reclamou da alta taxa de iluminação pública cobrada aos produtores rurais de Sobral pela Prefeitura ( entre 78% a 102 % do consumo) O Presidente do Sinrural do Crato, Francisco Fernandes( Bartô),  disse que a FAEC e os sindicatos estão abertos para auxiliar o deputado na elevação do setor produtivo.  

Estavam presentes ao encontro com o deputado os seguintes presidentes de Sindicatos : Elder  Aguiar- Moraújo; Piquet Carneiro – Francisco Erivando, Canindé – Silvio Stênio, Cascavel – Paulo Helder de Alencar , Horizonte – Francisco José de Sousa

Ibaretama – Carlos Bezerra Filho , Granja – Mário David , Sobral – Francisco Reginaldo

Iguatu – José Queiroz , Crato – Francisco Fernandes;  Viçosa do Ceará – Tarcísio Fontenele e  Caucaia- Henrique Matias.

NOTA DE APOIO NA ÍNTEGRA   

O setor agropecuário brasileiro elaborou, ao longo dos últimos meses, um conjunto de propostas voltadas ao desenvolvimento da produção rural nos próximos 12 anos. Esse documento, intitulado “O Futuro é Agro”, contém as ações de governo que se apresentam como essenciais para a manutenção da agropecuária do Brasil em níveis adequados de produtividade e competitividade, razão pela qual foi distribuído aos candidatos à Presidência da República durante o processo eleitoral em curso.

Com base nos referenciais definidos no documento “O Futuro é Agro”, os produtores rurais podem avaliar os planos de governo apresentados pelos dois candidatos que disputam o segundo turno das eleições presidenciais de 2018. Tal avaliação, por um dever de coerência, é que nos leva, na qualidade de lideranças classistas do setor agropecuário, a publicamente manifestar, de modo pessoal, ainda que coletivamente, nosso apoio à candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência da República, por entendermos que suas propostas concretas são as que mais diretamente atendem as demandas históricas do setor.

A defesa da legalidade, da iniciativa privada e do direito de propriedade, a preservação da segurança jurídica, o combate à criminalidade no campo, a racionalização do sistema tributário, o reforço da infraestrutura logística para escoamento da produção, a expansão dos mercados internacionais e a compreensão de que o produtor é o protagonista da gestão do espaço rural são questões que demonstram o alinhamento das propostas de Jair Bolsonaro aos anseios da agropecuária brasileira, justificando o apoio ora externado.

Desse modo, expressamos nossa firme crença de que o voto em Jair Bolsonaro é a melhor opção para aqueles que se preocupam com a produção rural brasileira e que ajudam a construir a riqueza que representa 23% do PIB nacional, gerando 32% dos empregos no Brasil.

João Martins da Silva Junior

Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA

Assuero Doca Veronez

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre – FAEAC

Álvaro Arthur Lopes de Almeida

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas – FAEAL

Luiz Iraçú Guimarães Colares

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá – FAEAP

Muni Lourenço Silva Júnior

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas – FAEA

Humberto Miranda Oliveira

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia – FAEB

Flávio Viriato de Saboya Neto

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC

Fernando Cezar Ribeiro

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal – FAPE/DF

Júlio da Silva Rocha Júnior

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo – FAES

José Mário Schreiner

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás – FAEG

Raimundo Coelho de Sousa

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão – FAEMA

Normando Corral

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso – FAMATO

Maurício Koji Saito

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – FAMASUL

Roberto Simões

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – FAEMG

Carlos Fernandes Xavier

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará – FAEPA

Mário Antônio Pereira Borba

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba – FAEPA-PB

Ágide Meneguette

Presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná – FAEP

Pio Guerra Júnior

Presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco – FAEPE

Júlio César de Carvalho Lima

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí – FAEPI

Rodolfo Tavares

Presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro –

FAERJ

José Álvares Vieira

Presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte – FAERN

Gedeão Silveira Pereira

Presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul – FARSUL

Hélio Dias de Souza

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia – FAPERON

Silvio Silvestre de Carvalho

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima – FAERR

José Zeferino Pedrozo

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina – FAESC

Fábio de Salles Meirelles

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – FAESP

Ivan Apóstolo Sobral

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe – FAESE

Paulo Carneiro

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins – FAET

DEPUTADO DECLARA APOIO AO SETOR PRODUTIVO  

Acompanhado dos assessores, João Paulo Peixoto e Albino Oliveira, o eleito deputado federal pelo PSL com 97.201, Heitor Freire,  nascido em Iguatu, ressaltou que obteve votação em todos os 184 municípios que compõe o Estado do Ceará. O parlamentar aponta que “vivemos um momento histórico neste país, destacando o compromisso em viabilizar melhorias para a aquisição de máquinas e recursos com a certeza da geração de emprego e renda para  o setor produtivo. Ele criticou os impostos e a demora na liberação de recursos pelos agentes financeiros. “A dificuldade em crescer no Ceará e absurda”. Vou procurar a FAEC, quero que vocês me auxiliem, estou aqui para defender a ética, a moral, os bons costumes, o que é correto. A nossa política não é uma política ideológica/partidária, sou de direita, sou conservador, sou ‘bolsonariano’. Eu defendo a família, eu defendo a iniciativa privada, o direito a propriedade que é sagrado. O direito a legítima defesa os direitos humanos para o humano direito. Estamos do lado do bem. Me tenham como amigo com parceiro vou estar aqui sempre. Vou precisar do auxílio, do conhecimento técnico, finalizou.

Acompanhe a palavra do deputado federal Heitor Freire (PSL) durante reunião na FAEC. ( vídeo )