Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Dia de campo em Ibaretama reúne mais de 70 produtores rurais para divulgar Estação de Tratamento de água salobra movida a energia solar

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC, através do Sindicato Rural de Ibaretama, promoveu no último dia  24/10, na Fazenda Triunfo, localizada a 10 km do município de Ibaretama, um Dia de Campo com a finalidade de divulgar a estação móvel de tratamento de água salobra com utilização de energia solar (abrandamento acoplado a osmose) ali  instalada , e que teve como finalidade apoiar as pesquisas do Projeto Biomas e que agora , será utilizada pelo proprietário da Fazenda. O evento contou com a participação de 70 produtores rurais de 20 associações do município de Ibaretama, inclusive da Associação de Convivência com o SemiÁrido Cearense – Conviver, que trabalha fortemente a palma forrageira. Contou ainda com as presenças do Presidente da FAEC, Flávio Saboya, do Superintendente do Senar-Ce, Sérgio Oliveira da Silva, do prefeito de Ibaretama, Francisco Eudes Moraes dos Secretários de Agricultura de Ibaretama e Ocara, gerente do Banco do Nordeste de Quixadá, entre outros.

Segundo o Presidente do Sindicato Rural de Ibaretama, Carlos Bezerra Filho,  após a demonstração do equipamento que foi desenvolvido pela empresa Policlay Nanotec, e as explicações dadas pela professora Amanda Conrado, do Instituto Federal de Educação-IFCE  que é a coordenadora técnica do Projeto, os produtores participaram de um treinamento de como utilizar o equipamento. O sistema é uma parceria da FAEC, com o Sinrural de Ibaretama e o Banco do Nordeste, que financiou o equipamento através do ETENE.

O Presidente da FAEC Flávio Saboya disse que é um entusiasta de tal iniciativa que  poderá ser disseminada no Estado do Ceará, a um custo bem mais baixo, se levarmos em consideração que o equipamento usa a energia solar, dispensando a  energia elétrica, além de poder ser móvel. É uma oportunidade ímpar para o produtor e para o governo do Estado, difundir essa tecnologia para o campo, disse Saboya. O Presidente da FAEC,  lembrou que a ideia surgiu a partir da necessidade de manutenção das pesquisas do Projeto Biomas , iniciado em 2012 pela CNA e Embrapa na Fazenda Triunfo, no município de Ibaretama,” quando sofremos com a  seca no Estado, o que obrigou a perfuração de um poço profundo no local, surgindo daí a ideia de um projeto alternativo sustentável.

Para o Prefeito de Ibaretama, Francisco Edson de Moraes, “o conhecimento da tecnologia é importante para o agricultor familiar e para a prefeitura. Temos escolas e hospital que necessitam da água. Com um dessalinizador móvel disponível na sede, tanto o hospital, como as escolas e o Programa Saúde da Família – PSF’s serão beneficiados”.

Sobre Estação de Tratamento  de água – O equipamento de captação de energia solar foi feita para produzir 3,5 kilowatts por hora. Quando o equipamento dessalinizador está ligado ele tende ao auto consumo do kilowatts gerados pela captação solar. Quando a máquina está parada a energia captada é injetada diretamente na rede pública gerando um crédito que pode ser utilizado pelo produtor por até cinco anos. O tempo útil de uso das placas de captação solar são de 25 anos, podendo chegar até 35 ou 40 anos dependendo da qualidade da manutenção e do clima local. O cuidado diário com as placa é basicamente a limpeza com água dessalinizada para não oxidar a instalação e a retirada de poeira e folhagem. Afirma, Daniel Gallarati – Projetista.

Opinião dos Produtores

José Alexandre Ferreira (Zezão), perfurador de poços disse que: “A energia traz muitos benefícios para Ibaretama, será bem mais fácil produzir, o custo da energia solar é bem mais baixo. Aonde tem um poço de água salobra ele fica fixo lá, como esse equipamento vai percorrer as comunidades isso vai proporcionar uma melhoria grande, uma boa vantagem”.

Na opinião de João Martins; Técnico em manutenção e morador de Ibaretama; “Quando comecei a obter informações do equipamento móvel, eu já fiquei curioso. Isso é muito prático pois ele não depende de energia externa, e principalmente o problema da energia forte ou baixa que identificamos com a medição das voltagens. O sistema eu gostei bastante, é uma coisa simples”.

Chiquinho Saraiva, aluno da Rede E-Tec e Presidente da Associação de convivência com o SemiÁrido Cearense – Conviver sediado em Quixadá e que abrange cinco municípios do Sertão Central. Primeiro devemos destacar a questão da energia limpa, e em segundo lugar o potencial energético que temos no Nordeste. Antes a insolação no Nordeste era tida como fator desfavorável para a produção, com essa tecnologia, esse conhecimento, agora podemos extrair o potencial do semiárido Cearense”.