Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SENAR ofereceu 284 cursos neste primeiro semestre do ano

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-CE), considerado a maior Escola da terra, ofereceu nestes três últimos meses de maio, junho e julho, 136 cursos em diversas atividades, sendo 102 cursos de Formação Profissional Rural -FPR  e 34 de Promoção Social-PS , em vários municípios cearenses.   Até o final do ano, a meta é chegar a 750 cursos de FPR e 250 de PS, todos gratuitos, cujas demandas são encaminhadas pelos Sindicatos Rurais ao SENAR.

No primeiro trimestre do ano o SENAR ofereceu 158 cursos  em diversas atividades, sendo 101 cursos de Formação Profissional Rural -FPR  e 57  de Promoção Social-PS, em vários municípios cearenses, TOTALIZANDO 284 CURSOS neste primeiro semestre. Os principais cursos foram de cultivo perene de caju, plantas medicinais, irrigação local, avicultura , tratorista, avicultura, administração rural, Motoserra, dentre outros.

Ao todo, nesse primeiro semestre, os cursos de FPR tiveram 1.310 participantes, enquanto os cursos de PS, 838, totalizando 2.148 pessoas beneficiadas pelos cursos do SENAR em 2019.

Os principais cursos demandados são: Manejo Sanitário de Bovinos, Fruticultura Irrigada, Administração Rural, Qualidade do Leite, Doma Racional, Tratorista, Apicultura, Aproveitamento da Banana, Mandioca na Alimentação Humana, Pães Artesanais, Aproveitamento da Palma Forrageira, entre outros.

Vale ressaltar que os cursos são todos gratuitos, já que a Instituição faz parte do Sistema S, que recebe a contribuição espontânea dos produtores e empresas privadas.
 
Além dessas atividades, o SENAR oferece Ensino Técnico de Nível Médio, presencial e a distância,  e um modelo inovador de Assistência Técnica e Gerencial- ATeg. No Ceará, assinaram o termo de adesão a Ateg 38 Sindicatos Rurais, que formam turmas entre  20 a 30 produtores, em diversas cadeias produtivas.

 

CURSOS OFERTADOS NO ÚLTIMO TRIMESTRE

Maio/2019: FPR: 25 / PS: 12

Junho/2019: FPR: 35 / PS: 10

Julho/2019: FPR: 42 / PS: 12

FPR: 102 CURSOS

PS: 34 CURSOS

 

COMO PARTICIPAR

Os produtores devem procurar os Sindicatos Rurais para apresentarem suas demandas que serão repassadas a Administração Regional do SENAR- CE.