Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

NOS SEUS 15 ANOS AGRINHO AUMENTA NÚMERO DE MUNICÍPIOS INCLUÍDOS TRABALHANDO A TEMÁTICA CIDADANIA ATINGINDO MAIS DE 200 MIL ALUNOS DA ZONA RURAL DO CEARÁ

Tema central: “CIDADANIA:- saber atuar para mudar o mundo”

DSC_1088O Programa Agrinho chega aos seus  15 anos no Ceará , aumentando o número de municípios de 40 para 46,o número de alunos assistidos  e sorteando um carro zero quilômetro entre os professores  participantes . O anúncio foi feito pelo Superintende do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR- CE, Paulo Hélder Braga, presente a abertura do encontro com os coordenadores municipais do AGRINHO. Ele solicitou uma participação do AGRINHO no PECNORDESTE – Seminário Nordestino de Pecuária que será realizado de 6 a 8 de julho , no Centro de Convenções,momo forma de divulgar cada vez mais este programa que leva informação e inclusão social  aos alunos da zona rural .

O encontro teve por finalidade apresentar a programação de 2017 e capacitar os Coordenadores para serem multiplicadores na formação dos professores das escolas rurais que serão atendidas pelo AGRINHO este ano, explicou a Coordenadora do Programa junto ao SENAR- CE Kelly Cláudio. A capacitação será baseada na temática: AGRINHO sai em defesa da Cidadania: saber atuar para melhorar o mundo. Estamos   começando com o pé direito  os 15 anos do AGRINHO, abrindo a capacitação com a presença da diretoria do Sistema  FAEC/ SENAR-CE que se empenha totalmente na execução deste Programa.

Glória Maria, coordenadora do Agrinho no município de Barreira, disse que o programa surgiu no seu município desde 2005 e veio para mostrar ao aluno da zona rural, que mesmo ele estando no campo, há uma possibilidade de vida melhor, antes do AGRINHO ele não enxergava isso. Já participamos 4 vezes do Agrinho e em 2010 nossa escola Pedro Alexandrino de Lima , foi o primeiro lugar e eu ganhei  uma moto.

DSC_1103A abertura do evento contou ainda com as presenças  do Presidente  da Faec e  do conselho de administração do Senar-CE, Flávio Viriato de Saboya ,do  diretor técnico Eduardo Queiroz e do , vice-presidente da FAEC e Presidente  do sindicato  rural de  Morrinhos, Ossian Dias. Flávio Saboya disse que ” este é um dos programas de responsabilidade social do SENAR, citando exemplos de boas práticas desenvolvidas em vários municípios durante estes 15 anos, mudando a forma de agir e pensar das crianças e de seus pais, na maioria das vezes produtores rurais, sobre temas como meio ambiente, uso de agrotóxicos, saúde, cidadania. Acho que este ano atingiremos uns 200 mil alunos da zona rural, isso é muito significativo, disse Saboya.

O vice-presidente regional da FAEC e Presidente do sindicato rural de Morrinhos, Ossian Dias, estiveram presentes ao evento e foi um mobilizador do SENAR neste programa levando a mensagem do AGRINHO e do PECNORDESTE a vários Municípios, trazendo  esse ano mais quatro Municípios para  integrar-se ao AGRINHO.  Eduardo Queiroz, diretor técnico do SENAR/CE  disse que  a instituição desenvolve muitas ações mas este programa  AGRINHO é de suma importância porque forma as crianças e adolescentes, muitas vezes filhos de produtores  que já vão iniciar sua profissão com outra visão. Para ele o  tema deste ano ” cidadania”, é sempre muito oportuno.  Temos hoje no SENAR -CE 11 programas especiais, um deles  é o AGRINHO , que supera a todos pela quantidade de alunos que participa.

 

O QUE É O AGRINHO

O AGRINHO é um programa social do Senar -CE , que visa levar informações aos alunos da zona rural de forma transversal dentro da grade curricular das escolas, visando a inclusão de jovens do 2º ao 9º ano do ensino  fundamental no campo. Os alunos das escolas municipais passam parte do ano aprendendo através de cartilhas sobre o tema a ser abordado. Ano passado, por exemplo, o tema foi Viver Bem no Semiárido, atendendo a 1.171 escolas rurais de 40 Municípios, envolvendo mais de 190 mil jovens cearenses do meio rural.  Para complementar o programa e  incentivar a participação dos jovens e professores, o Senar promove também  um concurso  de redação e desenho e no final do ano, premia os 10 melhores trabalhos em cinco categorias: desenho, redação do 2º ao 5º e do 6º ao 9º ano( premia alunos), Experiência Pedagógica (  professor) e Município AGRINHO ( que premia o gestor municipal).

 

MUNICÍPIOS PARTICIPANTES

Carnaubal, Aratuba, Pacoti, Morada Nova, Coreaú, Barreira, Pacoti, Morada Nova, , Palmácia, Quixeré, Ibiapina, Baturité, Redenção, Russas, Ipu, Capistrano, Aracati, Beberibe, São Benedito, Caridade, Cascavel, Ibicuitinga, Tianguá, Guaiúba, Fortim, Tabuleiro do Norte, Ubajara, Guaramiranga, Icapui, São João do Jaguaribe, Frecheirinha, Itaupina, Itaiçaba, Pindoretama, Mucambo, Mulungu, Jaguaruana, Iguatu, Acarape, Ocara, Limoeiro do Norte, Saboeiro, Aracoiaba, Morrinhos.

 

COORDENADORAS OPINAM SOBRE O PROGRAMA DSC_1101

Sob o comando da professora Maria José Barbosa a capacitação teve início com uma dinâmica do grupo com a participação de mais de 50 pessoas, entre professores e coordenadores dos 46 municípios. Segundo Mazé Barbosa  a escola tem que trabalhar o ser, o fazer,o ,conviver, enfim   aprender a conviver com o outro como elos de uma corrente que precisa  se ajudar, construindo uma comunidade mais fraterna, é com esse objetivo que o SENAR vai lá na escola e  planta essa sementinha.disse ela.

Glória Maria, coordenadora do Agrinho no município de Barreira, disse que o programa surgiu no seu município desde 2005 e veio para mostrar ao  aluno da zona rural, que mesmo ele estando no campo, há uma possibilidade de vida melhor, antes do AGRINHO ele não enxergava isso. Já participamos 4 vezes do Agrinho e em 2010 nossa  escola Pedro Alexandrino de Lima, foi o primeiro lugar e eu ganhei  uma moto”.

José Arlindo Pereira de Lima, coordenador do município de Fortim,”nós já  temos uma tradição de participar do AGRINHO e ficar sempre nos primeiros lugares, os alunos ficam muito ansiosos todos os anos, , é bonito ver a noção de conjunto que ocorre no município, na culminância  de todos os projetos das escolas. O país está passando por um problema político, econômico, moral, e este tema cidadania vem ao encontro para formar o aluno com outra ética e moral.

Claudia  Araújo, coordenadora de Russas ao manifestar sua opinião, disse que ” falar do AGRINHO é bom demais, desde 2008 sou coordenadora e há 15 anos Russas  está no AGRINHO, temos uma parceria muito forte , a intersetorialidade realmente acontece, hoje se você perguntar na cidade o que é o AGRINHO é conhecido em todo o município, não somente na zona rural. São 25 escolas municipais , esse tema é muito desafiador, ano passado fomos  bicampeão, os professores estão empenhados para conseguir o  campeonato. O sorteio do carro, incentivou ainda mais.

Rosângela Diniz, de Boa Viagem: pela primeira vez estamos participando deste programa, estamos aqui oferecendo toda nossa boa vontade para que os alunos participem efetivamente, temos mais de 54  escolas na zona rural , tenho certeza que é na escola que nós vamos mudar essa concepção de cidadania. Estamos agradecidos por esta oportunidade. É uma iniciativa da nova gestão.

Katia Freire, coordenadora de Ibiapina,  disse o AGRINHO já vem acontecendo há muito tempo no município, abraçamos o AGRINHO e esse tema cidadania  será  muito bem trabalhado,a partir  do ambiente familiar do aluno, passando pela escola , e refletindo na sociedade, abrindo grandes Perspectivas  para a melhoria dessa convivência, ente família e escola.

Maria Gorete Rocha, de  PARACURU : O Agrinho é um  programa novo no município, pela primeira vez estamos tendo a oportunidade de participar graças a visão do nosso prefeito,  estamos numa boa perspectiva  em relação ao programa, iremos nos empenhar bastante, colocaremos tudo para que o programa seja um sucesso . Estamos em cooperação com a secretaria de agricultura do município, e tenho certeza que iremos galgar mais informações sobre cidadania.

 

APOIADORES

SEBRAE, Banco do Nordeste e Instituto Tortuga.