Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

CONSULTOR TÉCNICO NEOZEOLANDÊS VISITA CEARÁ

Após participar de uma Exposição no Rio Grande do Sul, a convite  do presidente da Faec,  Flavio Saboya , a quem conheceu durante Missão Técnica realizada pelos Superintendentes do  SENAR à Austrália e Nova Zelândia, no começo deste ano, esteve em visita ao estado do Ceará, o consultor  técnico neozeolandês , especialista em  ovinos ,Artur  Blakely . Acompanhado da Médica Veterinária Carolina Machado /SENAR-CE , foram dois dias de visitas a unidades de ovinos e caprinos  e fazenda de gado de leite e plantações de banana e mamão.
Foram realizadas duas visitas uma a  região norte do Estado e outra a  região do Baixo Jaguaribe, duas áreas com características  bem diferentes.
A primeira visita  foi  no dia 8/9 a sede do Centro Nacional de Pesquisas de Caprinos da Embrapa, em Sobral, onde foram  recepcionados pelo Chefe Geral,  Marcos Borges  e o Chefe de Tecnologia Vinicius. Após reunião,  visitaram  as áreas de produção e pesquisa, incluindo os laboratórios, e segundo Carolina Machado o mesmo ficou satisfeito com as pesquisas desenvolvidas ali.
 No mesmo dia foi feita outra visita  a fazenda da Empresa  CIALNE/Unidade Umirim, com mais de 2 mi  cabeças de ovinos, acompanhados pelo  consultor técnico da NUTRON,  Diego Bernardes.
No dia seguinte!9/09, a vista foi a Fazenda  Flor da Serra,   acompanhados pelo vice presidente . regional da FAEC e presidente do sindicato de Limoeiro do Norte, Sr. Luis Mendes,  e de dois gerentes visitamos as instalações da mesma onde se pratica a produção  intensiva de   Leite com alta tecnologia,  e depois as  plantações de banana e mamão, no perímetro irrigado , sendo o mamão a fruta preferida do consultor.  .
Segundo a consultora do Senar, Carolina Machado, o  consultor neozelandês  ficou impressionado com  tantas terras planas  e sem utilidade na região Norte do Estado, tendo aconselhado o uso de   poços profundos para produção, quando chegou em Umirim,ficou impressionado com a manutenção dos dois mil  animais, apesar da falta de água e pastagem , a empresa  consegue criar bem, com peso favorável, mostrando que é viável a criação de ovinos.
Artur Blakely acenou inclusive,   com a possibilidade de uma futura parceria entre os dois países,na área de  exportação de carne e genética, informando que na sua região apesar de  chover apenas 400 mm todos os anos, eles conseguem ter água abundante no solo e fazer silagem, praticando a reserva alimentar.