Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Senar Ceará inicia ação que busca agilizar licenciamento de fazendas de camarão

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no Ceará promoveu, na última sexta-feira (5), uma reunião com carcinicultores de Aracati para dar início ao processo de licenciamento de fazendas de camarão no município. A iniciativa é feita em parceria com o Sebrae Ceará. Hoje, as licenças ambientais estão entre os principais gargalos para os produtores de camarão no Estado.

A falta de licença inviabiliza a captação de crédito, impactando diretamente nos investimentos em tecnologia e ampliação das fazendas. Por meio da parceria entre o Sistema Faec/Senar e o Sebrae, os produtores serão orientados durante todo o processo de licenciamento, o Sebrae vai custear cerca de 85% do valor cobrado para os estudos técnicos exigidos pelos órgãos ambientais.

A reunião, realizada no Sebrae em Aracati, contou com as participações do presidente do Sindicato Rural de Aracati, Antônio Kaminski, e de Ivan Botão do Senar/CE. A desburocratização do setor da carcinicultura é uma das prioridades do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amilcar Silveira.