Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Programa Útero é Vida atende 750 mulheres com exame de prevenção do câncer no Ceará

Calib(0,1,1,0, 0, 0, 1); AWB(1611,1523); Info(727,1268,229,-7264,1006,100,0)O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar-CE apresentou o relatório final da primeira fase do Programa Útero é Vida, no Estado, com o atendimento de 750 mulheres que realizaram a sorologia do exame de prevenção ao câncer de colo de útero. Uma unidade móvel do Senar, com dois consultórios percorreu cinco municípios do Ceará, levando além do exame, palestras educativas, um dia de lazer para as crianças e de beleza para as mulheres.

“Esta é mais uma ação de responsabilidade social do Senar que também executa anualmente o Programa Agrinho de educação sócio-ambiental para alunos de escolas púbicas da zona rural”, disse o Superintendente do Senar, Paulo Helder  de Alencar Braga.  Ele destacou a parceria feita entre o Senar e as Prefeituras Municipais, que disponibilizam os médicos e enfermeiros, e o Sindicatos Rurais, que ajudam na mobilização das mulheres da zona rural. vale ressaltar que este programa só é ofertado na zona rural, sendo uma ação inédita do Senar, a nível nacional.

O Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceara – FAEC, Flávio Saboya, disse que o Programa Útero é Vida vem sendo desenvolvido desde 2013 pelo Senar no Ceará e já atendeu a mais de duas mil mulheres trabalhadoras rurais, foi criado pela então Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, Kátia Abreu, que hoje é Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 Segunda etapa

 Até junho, antes do período eleitoral o Programa Útero é Vida será ofertado em mais cinco municípios do Estado, que estão sendo avaliados pela equipe técnica do Senar.

 Programação executada

Tamboril foi o município que atendeu maior número de mulheres. Segundo a presidente do Sindicato Rural, Jussara Dias o esforço de realizar este Projeto em Tamboril valeu muito a pena, pois há muito tempo que vinham tentando levar a caravana para lá, e com o apoio da Prefeitura deu certo. Ela afirma ainda, que “foi detectado que muitas mulheres da região estavam com seus exames atrasados e por conta disso, houve uma procura muito grande”.

Abaixo você confere a programação da primeira etapa do Programa Útero é Vida:

  • Dia 18 de Janeiro – Município de Ipaumirim, Distrito de Felizardo

Número de Mulheres Atendidas – 91

  • 26 de Janeiro – Município de Aurora – Distrito de Ingazeiras

Número de Mulheres Atendidas – 105

  • 28 de Janeiro – Município de Lavras da Mangabeira – Distrito de Quitaius

Número de Mulheres Atendidas – 118

  • 30 de janeiro – Município de Granjeiro – Distrito de Serrinha

Número de Mulheres Atendidas – 147

  • 04 de Fevereiro – Município de Tamboril – Distrito de Sucesso

Número de Mulheres Atendidas – 289