Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SENAR-CE CAPACITA INSTRUTORES PARA O PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL QUE VAI QUALIFICAR PRODUTORES RURAIS

Entre os dias 7 e 10 de julho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/Ce realiza  encontro para reformulação do Programa de Inclusão Digital, bem como a apresentação de novas regras, inclusão de novos cursos, mudança de carga horária e capacitação dos instrutores. O evento acontece no Hotel Amuarama, no bairro de Fátima, em  Fortaleza.

O programa de Inclusão Digital foi lançado em 2010 pela senadora Kátia Abreu, com o objetivo de ingressar o homem do campo na era digital, fazendo com que a informática se torne uma ferramenta para facilitar a vida e o trabalho dos produtores, ampliando novas possibilidades para as atividades do campo.

Durante a abertura ocorrida ontem, 7, pela manhã, o superintendente do Senar-Ce, Paulo Helder de Alencar Braga, explicou a importância do treinamento do Programa para a capacitação dos instrutores, onde a intenção é melhorar e qualificar os produtores rurais. “Vocês são instrutores do Senar e precisam se engajar, pois queremos que o Programa de Inclusão Digital dê resultados. Nós estamos trabalhando para capacitá-los para que o rendimento de vocês aumente, disse Paulo Helder.

O Coordenador Técnico do Senar, Eduardo Queiroz de Miranda, informou que o Senar se preocupa com a inclusão digital nos municípios. “Hoje o Senar, passou a ser um parceiro do MEC e nossa intensão é abraçar a causa. Estamos orientando, capacitando e melhorando todo o sistema, se tem irregularidades, nós iremos corrigir. Não estamos aqui para brincar, queremos um trabalho correto. Estamos acostumados a viver a mesmice, e agora precisamos desaprender para aprender, esse é o ritual do Senar”, enfatizou  Eduardo Queiroz.

MUNICÍPIOS BENEFICIADOS

Nos primeiros encontros que ocorrem dia 7 e 8, participarão do treinamento, os instrutores dos municípios de Aurora, Barreira, Cascavel, Ibaretama, Iguatu, Independência, Jaguaretama, Tamboril, Monsenhor Tabosa e Moraújo, que farão uma discussão dobre a situação atual do Programa em suas cidades, seguido da aplicação de uma prova teórica. Já nos dias 9 e 10 de julho, participarão do encontro os municípios de Cedro, Corearú, Granja, Mauriti, Jaguaribe, Senador Pompeu, Sobral, Beberibe, Ubajara e Marco.

Os  cursos serão ministrados através  dos Sindicatos Rurais, que indicam os produtores que irão participar. Ana Paula é instrutora do município de Barreira há  um ano e afirma que o Programa é importante para os produtores e moradores da sua região, pois além de qualificar o homem do campo, capacita o produtor como empreendedor. Já Bruno dos Santos, que tem apenas 20 anos, é instrutor a cerca de uma ano e meio e apesar das dificuldades encontradas no município de Aurora, onde leciona o curso de Inclusão Digital, ele afirma que tudo é um incentivo para os moradores se tornarem futuros empreendedores no campo. “A informática no meio rural é importante, pois assim facilita por exemplo, na hora de fazer um pedido, um orçamento ou algum trabalho que necessite o uso da tecnologia”, informou  o jovem.