Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Semana da Carnaúba debate futuro da atividade

Semana da Carnaúba debate a perspectiva do produtor em mesa-redonda com participação dos representantes do Sistema FAEC/SENAR, Ivonisa Holanda e Ossian Dias.

A Carnaúba na perspectiva do produtor é tema da mesa-redonda de hoje, 24, dentro da programação da Semana da Carnaúba, promovido pela Associação Caatinga. O evento segue até sexta-feira, 27, e será transmitido ao vivo no YouTube da Associação. Participam da mesa-redonda representantes do Senar de Piauí, Rio Grande do Norte e do Ceará.

“A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC está envolvida como parceira em todos os eventos que envolvem o fortalecimento da cadeia produtiva da carnaúba e tem primado por transformação nas práticas de exploração da atividade e contribuição desde as informações aos proprietários que arrendam seus carnaubais até o extrativista e suas turmas de trabalho,” destaca a gestora do núcleo de Arrecadação do Senar/CE, Ivonisa Holanda. Ela e o presidente do Sindicato Rural de Morrinhos, Ossian Dias, representarão o Sistema FAEC/SENAR na mesa-rendonda.

O Senar pretende lançar em breve um curso EAD para o trabalhador no extrativismo da carnaúba com todas as noções de segurança para execução do trabalho dentro das normas exigíveis de proteção do trabalhador e da planta carnaubeira.

Além disso, o curso irá ajudar a compreensão para dos contratos de arrendamento tenham a real segurança jurídica, os extrativista conheçam a legislação trabalhista e de saúde e segurança no trabalho e ainda possamos orientar nossos proprietários de carnaubais sobre como manter limpo e mitigar os efeitos da criptostegia madagascariensis – a unha do diabo, a boca de leão ou viuvinha que tem sido uma planta invasora prejudicial aos carnaubais.