Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

PROGRAMA SAÚDE DO HOMEM E DA MULHER: DIRETORIA TÉCNICA DO SENAR-CE PROMOVE REUNIÃO DE MOBILIZAÇÃO COM MUNICÍPIOS

Vinte e dois municípios cearenses participaram da reunião de mobilização  promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR-CE, com vistas à inclusão no Programa Saúde do Homem e da Mulher, durante o ano em curso. Na reunião, a Diretora Técnica do SENAR-CE, Ana Kelly Claúdio Gonçalves  apresentou os objetivos do Programa e as parcerias entre o SENAR e as secretarias municipais de saúde.

De acordo com as normas do Programa Saúde do Homem e da Mulher, o SENAR oferece gratuitamente o exame de prevenção do câncer do colo do útero para a mulher  e  o exame de prevenção ao câncer de prostáta e toque para o homem., inclusive com o resultado. Como trabalha com assistência ao produtor rural e sua família, o programa só atende a população da zona rural. Cabe ao município, dar o apoio logístico ao programa, como cessão de pessoal, transporte, alimentação.

A  2º etapa  do Programa será uma reunião de mobilização no próprio município e a terceira  já será o  evento propriamente dito, explica Kelly Cláudio. Este ano, o SENAR deverá atender a 15 municípios e em cada um deles a meta é  beneficiar  o mínimo de 150 pessoas, por localidade.  Ano passado foram atendidas 11 localidades e beneficiados 1.195 homens e 1.325 mulheres.

 

Municípios que participaram da reunião

Cariré, Capistrano,Tejussuoca, Cedro, Fortaleza, Pacujá, Tamboril, Maranguape, Paracuru, Viçosa do Ceará, Santa Quitéria, Ibaretama, General Sampaio, Jaguaribe, Ibicuitinga, Caririaçu, Miraima, Mortinhos, Cruz, Pedra Branca, Ibiapina e Horizonte.