Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

CAMPANHA OUTUBRO ROSA NO SENAR-CE CHEGA ÀS MULHERES DA ZONA RURAL

outubrorosa2016Desde a primeira semana do mês de outubro que a sede do Sistema FAEC/SENAR-CE , no bairro Jardim America, em Fortaleza, está adornada com o símbolo  da Campanha Outubro Rosa. No dia 19 próximo, o Núcleo de Recursos Humanos do SENAR estará promovendo um dia de conscientização  com palestra sobre a prevenção do câncer, distribuição do laçinho cor de rosa, informa Luciana Lacerda, responsável pelo Setor.

 

A prevenção do câncer da mulher no SENAR

Desde 2010 que o SENAR vem realizando uma ação de prestação de serviço à mulher da zona rural, com o exame do colo do útero, denominada de Saúde do Homem e da Mulher. Para o homem é ofertado o exame da próstata, tudo de forma gratuita e em parceria com os municípios.

Neste mês de outubro, em função da Campanha Outubro Rosa o SENAR estende os serviços para o exame das mamas e palestras educativas. No último dia 22 de setembro foi realizada uma ação no distrito de Tabocal, em Itapipoca e no dia 3O, será a vez do município de Uruoca. Este ano já foram atendidos mais de 2.000 produtores e familiares

 

Saiba mais sobre a Campanha Outubro Rosa 

A Campanha Outubro Rosa visa conscientizar a sociedade em geral e, especialmente, a população feminina sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O câncer de mama atinge cada vez mais as mulheres mais jovens e é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil.  O autoexame deve ser rotineiro na vida de toda mulher.

ALERTA: Apesar de ser raro, HOMENS também podem ter câncer de mama (apenas 1% dos casos ocorrem em homens).

Nos últimos 10 anos, estima-se que ocorreu um crescimento de 5 a 10% de casos de câncer de mama.  No entanto, as chances de cura são altas, em média 95%, quando a doença é diagnosticada precocemente e esta é a importância da Campanha Outubro Rosa.

“O autocuidado em relação ao câncer de mama é um conjunto de práticas que podem ser adotadas pelas mulheres para preservar a saúde da mama.  Essas práticas tem impacto tanto na redução do risco para o surgimento de um câncer de mama quanto para a detecção precoce no caso da doença aparecer.

O autoexame é uma das práticas mais conhecidas de autocuidado.  Ele é importante para que você conheça bem o seu corpo e possa perceber com facilidade qualquer alteração suspeita nas mamas.  Se você notar algo diferente, procure um médico imediatamente, pois só ele poderá determinar se os sintomas correspondem ou não à doença.  Se for um caso positivo, quanto mais cedo o câncer for diagnosticado e tratado, maiores são as chances de cura.

Mas atenção: o autoexame não substitui o exame regular realizado pelo médico e nem a mamografia.  Nesse sentido, a mamografia é mais eficaz por detectar nódulos ainda muito pequenos, não perceptíveis pelo toque.  O câncer de mama inicial geralmente, é assintomático, ou seja, você não percebe nenhum sintoma ou sinal e ele só pode ser detectado através de exames (mamografia, ultrassom ou ressonância magnética).

Lembre-se: eliminar os fatores que aumentam o risco de desenvolver o câncer de mama é uma forma muito importante de praticar o autocuidado.  No entanto, mesmo mantendo hábitos saudáveis, as mulheres ainda estão sujeitas a desenvolverem a doença.  O câncer de mama é resultado de mutação genética, que pode ser herdada (menos comum) ou espontânea (o que ocorre na maioria dos casos).  Uma mutação espontânea pode ocorrer em uma célula do corpo ao longo da vida e ocasionar a doença, no entanto não se sabe com precisão se essas mutações ocorrem devido ao estilo de vida, alterações químicas  no corpo da mulher ou à exposição a toxinas no ambiente, por exemplo. É por isso que, em se tratando de câncer de mama, é preferível falar em diagnóstico precoce que em prevenção.  A realização regular de exames deve estar entre as boas práticas para preservar a vida de milhares de mulheres.” Fonte: Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas e Apoio à Saúde da Mama – FEMAMA

É importante que o Outubro Rosa se estenda por todos os meses do ano, quanto mais a população se conscientizar, mais resultados de cura teremos.

Desde o inicio do mês foram distribuídos laços rosa, para todos usarem e fazer parte da campanha, e mais uma vez,  vamos vestir uma peça de roupa da cor rosa, no dia 19 de outubro, como forma de reforçar nosso apoio a tão importante movimento.

Contamos com a colaboração de todos!  Faça parte dessa campanha você também!