Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

FAEC PARTICIPA DA CAMPANHA COMPRE DO CEARÁ

O Presidente Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, Flávio Saboya, participa nesta quinta-feira, dia 16, às 14h, no auditório da FIEC, do lançamento  da Campanha “Compre do Ceará”. Ele disse ser muito importante e oportuna a campanha lançada pelas FEDERAÇÕES, SEBRAE e FETRANS.  Ela  vem no momento certo, visando apoiar e alavancar as vendas dos nossos produtos num momento de muitas incertezas, disse Flávio Saboya, informando  que já comunicou aos  Presidentes de Sindicatos Rurais e a alguns produtores, a  quem solicitou o  engajamento e divulgação da campanha.

Na agropecuária, temos produtos como leite, queijo, mel, frutas, castanha, camarão, peixe, aves, entre outros. São 400 mil estabelecimentos agropecuários gerando mais de um milhão de postos de  trabalho.

A FAEC é uma entidade sindical constituída por 40 Sindicatos, abrangendo cerca de 170 mil produtores, em diversas cadeias produtivas. Atua para fins de estudos, coordenação, defesa e representação da categoria econômica dos ramos da agricultura, pecuária, aquicultura e pesca. Os números na geração de empregos são expressivos e somam  mais de um milhão  de postos de trabalho no Estado, incluindo a agricultura familiar.

A Fruticultura, floricultura, pescados, mel e cera de carnaúba representam cerca de 20% das exportações totais do Estado. Em 2019, a castanha de caju,  frutas, lagostas e couros e peles foram, respectivamente, o 1º, 2º, 3º e 6º produtos mais exportados do Ceará.

Durante esse período da pandemia da COVID-19, a FAEC atuou em diversas frentes visando apoiar os produtores na renegociação de dívidas e novos empréstimos. Através  do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-AR/CE, continuou a oferecer a Assistência Técnica e Gerencial – ATeG a vários produtores rurais, para que as atividades não sofressem descontinuidade, incluindo orientações de medidas de prevenção do vírus, com a distribuição de máscaras e álcool gel.