Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

PROGRAMA AGRINHO INICIA ATIVIDADES EM 2018 REUNINDO COORDENADORES MUNICIPAIS 

agrinho2

Nesta sexta-feira,16, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR/CE dá  início às   atividades do Programa Agrinho  2018, com a realização do Encontro dos Coordenadores Municipais, no Auditório Pitaguary do Hotel Amuarama, em Fortaleza, de 8 às 16 horas. 48 municípios estão inscritos no Agrinho que este ano vai levar mais informação e conhecimentos sobre o tema ” ” Cidadania”, a cerca de 200 mil  alunos de mais de 1.300 escolas da zona rural. O Programa é gratuito cabendo ao município apenas a cessão dos professores, e deslocamentos destes e dos coordenadores, o acompanhamento das atividades escolares,  bem como, o comparecimento na solenidade de premiação.

O  tema Cidadania é tão abrangente e  importante para o momento atual que nós resolvemos repetí-lo esse ano, disse a Diretora Técnica do SENAR, Kelly Cláudio Gonçalves. Após esse encontro o SENAR em parceria com os municípios e as escolas iniciam, a distribuição das cartilhas aos alunos e o manual do professor, bem como a aplicação dos conteúdos de forma  transversal em sala de aula.

Durante o encontro  dos Coordenadores Municipais será feita uma palestra motivacional pela Facilitadora e pedagoga Maria José Campos, seguindo-se  a  apresentação  dos participantes – Momento Motivacional – MOSAICO INTERATIVO – Metáforas – Dinâmica com vídeos,  Apresentação do Programa Agrinho pelos Coordenadores,  Atribuições do coordenador municipal e  Apresentação do Material Didático (Cartilhas e Manuais).  A  2° Etapa :  Explorando o tema cidadania na sala de aula (sugestões de textos, filmes, dinâmicas),  Projeto e Relatório da Experiência Pedagógica e Organização da agenda da capacitação dos professores municipais – Atividade em grupo. O encerramento se dará com uma dinâmica final com os participantes.

O encontro contará com a presença do Presidente do Conselho Administrativo do SENAR AR/CE e Presidente da Federação da Agricultura  e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC, Flávio Viriato  Superintendente do  Senar-CE, Sérgio Oliveira da Silva, da Diretora Técnica, Ana Kelly Cláudio Gonçalves e da analista de Educação  Germana Moreira.

CONCURSOS

Para complementar o programa e incentivar a participação dos jovens e professores, o SENAR  promove também  um concurso  de redação e desenho e no final do ano, premia os 10 melhores trabalhos em cinco categorias: desenho, redação do 2º ao 5º e do 6º ao 9º ano( premia alunos), Experiência Pedagógica (professor) e Município AGRINHO ( que premia o gestor municipal).

MUNICÍPIOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA AGRINHO 2018

  1. ARACATI
  2. ARACOIABA
  3. ARATUBA
  4. BARREIRA
  5. BATURITÉ
  6. BEBERIBE
  7. BOA VIAGEM
  8. CAPISTRANO
  9. CARIDADE
  10. CASCAVEL
  11. CHORIZINHO
  12. DEPUTADO IRAPUAN PINHEIRO
  13. FORTIM
  14. FRECHEIRINHA
  15. GUARAMIRANGA
  16. GUIÚBA
  17. IBICUITINGA
  18. ICAPUÍ
  19. IGUATU
  20. IPU
  21. ITAIÇABA
  22. ITAPIÚNA
  23. JAGUARIBE
  24. JAGUARUANA
  25. LIMOEIRO DO NORTE
  26. MARCO
  27. MAURITI
  28. MORADA NOVA
  29. MORRINHOS
  30. MULUNGU
  31. NOVA RUSSAS
  32. OCARA
  33. PACOTI
  34. PALMÁCIA
  35. PARACURU
  36. PINDORETAMA
  37. QUIXELÔ
  38. QUIXERÉ
  39. REDENÇÃO
  40. RUSSAS
  41. SABOEIRO
  42. SÃO BENEDITO
  43. SÃO JOÃO DO JAGUARIBE
  44. TABULEIRO DO NORTE
  45. TIANGUÁ
  46. UBAJARA
  47. VIÇOSA DO CEARÁ
  48. ACARAPE

SOBRE O AGRINHO

O AGRINHO é um programa social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural -Senar -CE, que objetiva  levar informações aos alunos da zona rural de forma transversal dentro da grade curricular das escolas, visando a inclusão de jovens do 2º ao 9º ano do ensino  fundamental no campo. Os alunos das escolas municipais passam parte do ano aprendendo através de cartilhas sobre o tema a ser abordado e no final do ano participam de um concurso de redação e desenho.

Serviço: Encontro dos Coordenadores do Agrinho

Onde: Auditório Hotel Amuarama

Dia :16/03 às 8h30 min